• Cris Jardim

Salton Atos – Corte dos Cortes chega em edição limitada

Lançamento da Vinícola Salton é elaborado com uvas da Campanha



A experiência de mais de um século na elaboração de espumantes e vinhos da Família Salton está expressa em um novo rótulo que chega com edição limitada, envolvido por excelência e sensibilidade. Salton Atos - Corte dos Cortes Campanha faz parte de uma linha especial com tiragem extremamente exclusiva: são apenas 602 garrafas numeradas, disponíveis somente nas lojas próprias da Salton, situadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Salton Atos chega como parte de um acervo singular da vinícola mais antiga em atividade no país, integrando a recém-lançada linha Coleção do Enólogo. Ao envolver em enigma e mistério as variedades encontradas no rótulo e também quais foram os processos de elaboração, este tinto expressa, por meio de notas distintas, sensibilidade artística e precisão técnica.

O rótulo carrega a expressão de todos os pequenos atos vitícolas e enológicos envolvidos na elaboração de grandes vinhos, conforme explica o enólogo e diretor Gregório Salton. “No conceito Atos, o importante não é ‘como’ e sim ‘o que’. Ou seja: o importante é o que encontramos na taça, e não como foi obtido. É uma quebra de pequenos paradigmas, uma descoberta sensorial e um mistério a ser explorado. Aqui confiamos que todos os pequenos atos de nossos agrônomos e enólogos se expressam em um grande tinto”, explica Gregório.

Este tinto de guarda, que conserva a tradição do amadurecimento do vinho em barrica e se mostra equilibrado e expressivo, é o resultado de um minucioso trabalho para equilibrar as belas safras de 2017 e 2018 em uma única bebida. As uvas selecionadas provêm do solo da Campanha Gaúcha. Nesta região, situada próxima à divisa com o Uruguai, são colhidas uvas que resultam na elaboração de grandes vinhos e espumantes.

Esta é a primeira edição do Salton Atos na linha Coleção do Enólogo, que promete novidades, sempre em lotes exclusivos e limitados. Já está disponível na loja junto à Vinícola Salton (Rua Mario Salton, 300, Distrito de Tuiuty, Bento Gonçalves – RS) e na Enoteca Família Salton (Av. Pacaembu, 1911, Pacaembu, São Paulo – SP)

Sobre a Família Salton

Com 111 anos, é a mais antiga vinícola em atividade no Brasil, liderando o mercado nacional de espumantes desde 2005. Foi a primeira e única marca brasileira a conquistar o topo do ranking na pesquisa Brazil Wine Brands Power (Wine Intelligence, 2018). Comercializados em mais de 30 países, seus rótulos acumulam mais de 130 premiações nacionais e internacionais apenas nos três últimos anos. Referência em sustentabilidade, a Família Salton conta com um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Com um extenso e diversificado portfólio, a companhia tem suas operações divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

Foto: divulgação