top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Páscoa com vinho: sommelier da Cantu Importadora dá dicas de harmonização

Variedade de uvas garante rótulos de brancos a tintos e torna a comemoração ainda mais completa para pratos salgados com peixes e doces

Um bom vinho à mesa é tão importante quanto o prato a ser servido no almoço de Páscoa, uma data celebrada em encontro de família ou com amigos. A ocasião é geralmente marcada por mesa farta, com pratos basicamente à base de pescados, sendo o bacalhau a grande estrela. Mas há espaço para salmão, robalo, pescada e camarão. Seja cozinhando em casa ou em uma confraternização em um restaurante, há uma grande variedade de pratos, de textura média ou mais carnuda, bem como formas de servir – assado, cozido, grelhado.


A pluralidade de uvas e estilo de vinhos que combinam com pescados permitem uma Páscoa inesquecível. Para ajudar nessa escolha, o sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Importadora, listou alguns rótulos da vinícola Casa Relvas, localizada no Alentejo, uma das regiões mais importantes de Portugal.


Com 22 anos de tradição, a Casa Relvas tornou-se conhecida pelos rótulos Ciconia e Herdade de São Miguel. A vinícola é uma das produtoras que busca o resgate da cultural e de terroirs. Outro marco da Casa Relvas é a sustentabilidade como uma bandeira.

Vinhos escolhidos a dedo


Para começar a seleção de vinhos que harmonizam com pratos da Páscoa, pensando na mesa compartilhada com entradas à base de frios, queijos variados, azeitonas, patês, um mix de castanhas e pães, a dica é o rótulo branco Herdade de São Miguel Colheita Selecionada, com aroma de frutas tropicais, flores brancas e um toque de baunilha.


“Esse vinho é um blend de uvas com amadurecimento de 4 meses em barricas de carvalho francês, o que o torna uma bebida equilibrada e muito gastronômica. Com uma boa acidez e com certo corpo, também vai bem com peixe assado, se essa for a opção no lugar do bacalhau”, detalha o sommelier Gustavo Peroni.


O Herdade de São Miguel Colheita Selecionada Rosé, feito a partir de um corte de Aragonez, Syrah e Touriga Nacional, combina com salada de folhas verdes e grão de bico, salpicão, e legumes no vapor ou na manteiga.


Já para o prato principal, sendo o bacalhau, seja em postas ou em lombo, assado no forno com batatas, legumes, azeitonas e, claro, muito azeite, o vinho indicado é o tinto Herdade de São Miguel Colheita Selecionada. Feito em um blend de Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon, e com 4 meses de passagem em barricas francesas, esse vinho é uma explosão de aromas de frutas vermelhas maduras como cerejas e ameixas, com nuances de especiarias e de chocolate. Macio, com taninos polidos e corpo médio, esse vinho equilibra com a gordura do prato, mas sem se sobrepor.


Para o grand finale na Páscoa, o ovo de chocolate, a aposta certeira é o vinho do Porto estilo Tawny, que tem passagem mais longa por barricas de madeira, desenvolvendo aromas de frutos secos e nozes com notas de especiarias chocolate e café.


“A vinícola Poças, que permanece na mesma família há quatro gerações, algo raro nessa região nos dias de hoje, produz um porto Tawny de extrema qualidade a preços convidativos”, finaliza o sommelier.


A Cantu é representante exclusiva da Casa Relvas no Brasil. Os vinhos acima podem ser encontrados em diferentes locais.


Herdade São Miguel:

Poças:

Sobre a Cantu Importadora

Conhecida como a maior importadora de vinhos do Brasil, a Cantu possui 18 anos de operação B2B e presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda, com mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. Seu propósito é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 14 países.

Apresenta valores e uma filosofia que permite à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em: https://institucional.cantuimportadora.com.br.


Foto: divulgação

Comments


bottom of page