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  • Foto do escritorCris Jardim

Mistral traz com exclusividade ao Brasil o tinto Anseillan, o terceiro rótulo lançado pelo cultuado

Uma das novidades mais aguardadas dos últimos tempos, Anseillan é o primeiro vinho apresentado por Lafite-Rothschild em mais de 150 anos


De pequena produção, o tinto será vendido apenas nos melhores restaurantes do mundo e no Brasil, chega pela importação da Mistral direta do château




Um dos lançamentos mais esperados pelo mundo do vinho nos últimos tempos acaba de chegar ao mercado brasileiro. Anseillan Pauillac AOC 2018, o terceiro vinho lançado pelo cultuado Château Lafite-Rothschild, é importado diretamente da propriedade pela Mistral, que tem distribuição exclusiva no Brasil.

Sob o comando de Saskia de Rothschild, que substituiu seu pai, o Barão Eric de Rothschild, na presidência da Domaines Barons de Rothschild (Lafite) em 2017, e assumiu o posto de diretora geral e CEO no final de 2021, Anseillan é o primeiro rótulo apresentado pela vinícola em mais de 150 anos de história.

Um dos châteaux de maior prestígio e um dos únicos cinco Premiers Grands Crus Classés do Médoc na classificação de 1855, também tem em seu catálogo o famoso Carruades de Lafite, produzido desde meados do século XIX, além do respeitado tinto que leva o nome da propriedade.

Com personalidade distinta dos outros dois tintos da casa, mas com o mesmo perfeccionismo e assinatura de elegância que são marcas de Lafite-Rothschild, o novo vinho é elaborado com uvas cultivadas no próprio château, em uma parcela especial, um "lieu-dit" chamado justamente de Anseillan. Seu terroir tem características próprias, diferentes do restante da propriedade, com destaque para a camada profunda de argila abaixo dos pedregulhos que cobrem o solo.

Elaborado segundo o método tradicional de Bordeaux, é um tinto exuberante e macio, com corte que muda de acordo com cada safra. A safra inaugural apresenta uma grande proporção de Merlot (48%), combinada com a clássica Cabernet Sauvignon (39%) e uma pitada de Petit Verdot (13%).

De cor profunda e escura, mostra um belo brilho. No nariz é intenso, apresentando notas de cereja, especiarias e fumo – vindo do envelhecimento em barricas de carvalho francês por cerca de 16 meses. No paladar é equilibrado, com ótima estrutura e frescor, sendo sedutor e convidativo. O rótulo é limpo e moderno e no contrarrótulo, um pequeno mapa aponta a localização da parcela dentro do Château Lafite-Rothschild.

Por sua pequena produção, o Anseillan foi concebido para ser vendido apenas nos melhores restaurantes do mundo. No Brasil, algumas garrafas foram disponibilizadas para a compra dos clientes da Mistral com preço promocional de lançamento (R$ 1.104,92).

Foto: divulgação

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