top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Leve sua taça de vinho pro arraiá de São João!

Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, apresenta vinhos à altura das receitas tradicionais que encantam os brasileiros nesta época do ano

24 de Junho é dia de São João, dando ainda mais destaque às festas juninas e julinas que animam todas as regiões do Brasil, cada uma com suas celebrações culturais e receitas típicas. Se você é um apaixonado por vinhos, deve estar se perguntando como incluir a bebida nesta festança. Pensando nisso, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil, selecionou algumas dicas de harmonizações de vinhos com os pratos tradicionais da época pra ninguém passar vontade!


Cuscuz clássicos


Preparado à base de flocão ou farinha de milho, o cuscuz é um clássico da gastronomia brasileira e chegou por aqui, provavelmente pelas mãos dos portugueses. Costuma levar proteínas como atum, sardinha ou frango, além de complementos como ovo cozido, palmito, milho, ervilha e o que mais a imaginação do cozinheiro mandar. Os vinhos rosés são os mais versáteis para equilibrar os sabores da receita e presentear o paladar com um ótimo frescor. Aposte no Viña Oria D.O.P. Cariñena Garnacha Tempranillo Rosé 2021, um blend espanhol frutado e saboroso que vai complementar toda a diversidade de um bom cuscuz.


Caldo verde


Os caldos são marca registrada nas comemorações do período e para, aquecer seus apreciadores em dias frios, tendem a ser mais densos, encorpados e gordurosos. Um dos mais tradicionais é o caldo verde, feito com batatas, couve e linguiça paio, que pede vinhos tintos frutados, com boa acidez e corpo de leve para médio, como o Finca Traversa Cabernet Sauvignon 2021. Um vinho uruguaio saboroso capaz de proporcionar uma refeição muito harmoniosa, de dar água na boca.


Doces típicos


Os doces também disputam o protagonismo no banquete das festas de São João e merecem ser apreciados na companhia de um bom vinho. Na lista das principais sobremesas da festa estão a canjica, a pamonha, a cocada e uma infinidade de bolos preparados com ingredientes como amendoim, coco e milho. Esses doces ficam ainda mais deliciosos quando saboreados com um vinho doce. Uma dica de ouro é o Espumante Dancing Flame Moscatel, que é um curinga para equilibrar as receitas graças à sua boa acidez e frescor, que ressalta as principais características de cada um dos ingredientes.


Separe sua camisa xadrez, coloque o chapéu de palha e separe sua taça para brindar o arraiá em grande estilo!


Sobre a Wine


A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.


Foto: divulgação

Comments


bottom of page