top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Levadas da Madeira são candidatas a Patrimônio Mundial da Unesco

Os antigos canais de irrigação do destino português foram o bem preferido de uma lista de 19 candidaturas



As levadas da Madeira foram eleitas o bem de Portugal candidato à distinção de Patrimônio Mundial da Unesco em 2023. Desde 2017, elas integram a ‘Lista Indicativa de Portugal a Patrimônio Mundial’; em 2022 foi entregue à Comissão Nacional da Unesco a primeira versão da candidatura das levadas da Madeira a Patrimônio Cultural Mundial; e, em 2023, as levadas se tornaram candidatas oficiais a Patrimônio Mundial da Unesco.


Ao longo dos tempos, as levadas foram reconhecidas como um bem cultural de grande valor, tanto pelo trabalho de engenharia edificado pelo povo madeirense quanto pela importância no transporte de água para consumo, agricultura e produção de energia, além do fato de serem vias de descoberta das belas paisagens madeirenses.


No resumo da avaliação das levadas, a Comissão Nacional da Unesco classificou o bem como um patrimônio cultural raro e notável, “tão excepcional que transcende às fronteiras nacionais e se reveste de caráter inestimável para as gerações atuais e futuras. Assim sendo, a proteção permanente deste patrimônio é da maior importância para toda a humanidade.”


A Ilha da Madeira é famosa por sua natureza incrível e uma das melhores maneiras de conhecer toda essa riqueza natural é seguindo os caminhos das levadas. Esses antigos canais de irrigação, que começaram a ser construídos há mais de 400 anos, levam água da parte norte do destino para a região sul, somando mais de 200 levadas ao longo de cerca de 3 mil quilômetros.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page