• Cris Jardim

I Feira da Uva e do Vinho de Brasília tem início hoje com apoio da ABS-DF

A feira acontece no Parque de Exposição de Planaltina

A I Feira da Uva e Vinho de Brasília, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Sommeliers do DF (ABS-DF), começa hoje (30/07) a partir das 18h. O evento irá contar com a participação de produtores/distribuidores de uva e de vinho do DF e terá apresentação de produtos, degustações e comercialização da fruta e de seus derivados

No local haverá ainda um salão de artesanato e um de flores, praça de alimentação e o esperado Empório da Uva - com vinhos, queijos, embutidos e muito mais. O evento vai ocorrer em dois finais de semana (dias 30 e 31 deste mês, 1º, 6, 7 e 8 de agosto) e estará aberto ao público das 10h às 22h, com exceção desta sexta (30/07), em que as atividades começam às 18h.

A Feira contará com oito estandes específicos que oferecerão degustação de vinhos de mesa e/ou vinhos finos tranquilos e espumantes. Também haverá degustação de pinga de uva, chopp de vinho, licor de uva e sucos. Além de inúmeros produtos feitos à base de uva, como cucas, geleias e sorvete. Produtores de flores e de artesanato de vários núcleos rurais do Distrito Federal também vão estar presentes comercializando seus produtos.

Presidente da ABS-DF, Sérgio Pires

Estande da ABS-DF: workshops, palestras e degustações


A ABS-DF, que é uma associação sem fins lucrativos e tem por finalidade divulgar a cultura do vinho e formar sommeliers, também estará no evento com um estande próprio. Para a ocasião, a associação preparou um calendário de atividades bem especial que contará com workshops, degustações e palestras. Entre as atrações programadas estão a palestra do Professor Roberto José de Freitas, especialista em Viticultura e Fruticultura e doutor em Solos e Águas, que está Brasília, a convite da ABS-DF, exclusivamente para participar do evento. A palestra acontecerá dia 31/07, às 16h e abordará o tema: Cultivo da uva e produção de vinho no Cerrado. Além disso, também acontecerá a histórica degustação de vinhos do “Cerrado de altitude” - a primeira a ser realizada no Brasil, que será conduzida pelo Presidente da ABS-DF, Sérgio Pires, e pela Diretora de Mídias da Associação Etiene Carvalho. Essa degustação será dirigida exclusivamente à imprensa tendo em vista os vinhos finos do Goiás e do DF ainda terem produção limitadíssima. “Estamos felizes de poder apoiar, desde o início, este projeto. Esta Feira servirá para escrever a história e para apresentar esta nova realidade, do nosso vinho de inverno, para todo o Brasil”, afirma Sérgio Pires.


Durante todos os dias haverá degustação no estande da ABS-DF com vinhos doados pelos parceiros: Del Maipo, Doc Vinhos, Más Vino, Rota do Vinho, Vinci, Vinícola Lorangi. Confira a programação da ABS-DF no instagram da associação: @_abs_df.


Parcerias e objetivo da Feira

O evento é organizado pela Associação Cresce DF, e além do apoio da ABS-DF, conta também com as seguintes parcerias: Emater, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Turismo, Administração de Planaltina e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA). Para o produtor executivo João Paulo de Araújo, da Associação Cresce DF, o objetivo dessa feira é mostrar para o povo do Distrito Federal e também de outros estados que Brasília tem grande potencial para o cultivo de uva e, com isso, conseguir apoio para tornar o DF um polo vitivinícola conhecido e respeitado em todo o Brasil.


Texto e fotos: divulgação