top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Fabiana Bracco: Cantu destaca a força feminina dos vinhos do Uruguai

Em homenagem ao Mês da Mulher, a importadora conta a cada semana sobre uma figura relevante do mundo do vinho


Em homenagem ao Mês da Mulher, a Cantu, maior importadora de vinhos do Brasil, escolheu cinco nomes femininos, entre tantos outros, que se destacam no mundo do vinho em seu portfólio. As homenagens serão feitas ao longo de todo o mês e o segundo nome que rouba a cena é de Fabiana Bracco, embaixadora do vinho no Uruguai e líder da vinícola Bracco Bosca, que ficou conhecida por fazer vinhos cheios de energia.

Tudo começou quando os avós de Fabiana se mudaram de Piemonte, na Itália, para o Uruguai, na região da Atlântida, Canelones, cultivando uva, e isso fez com que despertasse nela um amor pelo vinho. Na adolescência, estudou Relações Internacionais e fez uma pós-graduação em Marketing, o que a levou a fazer viagens incríveis e sempre incluiu o vinho em cada uma delas.

Em janeiro de 2016, Fabiana assumiu o controle da vinícola familiar fundada pelos seus pais e com isso iniciou um projeto único. Em poucos anos conseguiu transformá-la em uma vinícola sustentável que hoje está presente em mais de 21 países com seus vinhos.

Sempre criativa e inquieta, Fabiana coloca a mão na massa em todas as etapas da elaboração do vinho, desde etiquetar as garrafas até dar palpites em sua produção. Com ela, a vinícola passou a se destacar no mercado com vinhos premiums, o que antes eram somente vinhos de mesa.

Sempre esbanjando simpatia e conhecimento, em 2020, Fabiana ampliou o negócio da família e inaugurou o Viña Viva, uma pousada no meio dos vinhos para receber turistas, apreciadores da bebida e da natureza.

“Esse espírito empreendedor fez com que a vinícola Bracco Bosco esteja hoje entre as maiores exportadoras do Uruguai, com vinhos de altíssima qualidade e reconhecimento, entre eles, o vinho Gran Ombú Cabernet Franc, que foi eleito por cinco anos consecutivos o melhor do Uruguai”, conta Felipe Cesca, enólogo e coordenador de produtos da Cantu.

Além disso, Fabiana se destaca por falar seis idiomas e isso permitiu algumas oportunidades em sua carreira, como gerenciar por mais de 15 anos a parte comercial de várias vinícolas nacionais e internacionais, como em Mallorca, Mendoza e San Rafael. Fabiana também ajuda empresas nacionais com seus planos de internacionalização e faz parte da direção do instituto INAVI (Instituto Nacional de Viticultura). Um brinde a essa mulher incrível que é Fabiana Bracco! Sobre a Cantu Importadora Conhecida como a maior importadora de vinhos do Brasil, a Cantu possui 18 anos de operação B2B e presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda, com mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. Seu propósito é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 14 países. Apresenta valores e uma filosofia que permite à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em https://institucional.cantuimportadora.com.br/.


Fotos: divulgação


Comments


bottom of page