top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Domno Wines, Importadora do Grupo Famiglia Valduga, promove a vinícola Italiana Tenuta Ulisse no Brasil

O Gerente de Exportação da vinícola, Marco Germani, conduziu eventos para convidados em diferentes regiões do país, apresentando os vinhos mais premiados da marca.


Viver um pouco da Itália dentro do Brasil. Seguindo este mood, Marco Germani, Gerente de Exportação da vinícola Tenuta Ulisse, esteve em solo brasileiro a convite de Domno Wines, importadora do Grupo Famiglia Valduga. O expert em vinhos cumpre uma agenda repleta d compromissos com clientes e formadores de opinião em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, apresentando a cultura e os vinhos da Tenuta Ulisse, representando a região de D’Abruzzo Fundada em 2006, a vinícola é hoje, o marco simbólico do renascimento enológico da região de Abruzzo, na Itália. É a expressão moderna de uma tradição secular de amor e dedicação à terra, tornando-se uma das principais propriedades vitivinícolas na região.

A vinícola apropriou-se do enorme potencial do terroir da região e das antigas variedades lá

cultivadas, trazendo para o mundo contemporâneo uvas autóctones, como Montepulciano D’Abruzzo, Trebbiano D’Abruzzo, Pecorino, Passerina e Cococciola.


Os rótulos da Tenuta Ulisse são o resultado da paixão e da experiência de Antonio e Luigi Ulisse, irmãos dedicados a expressar o potencial e o caráter da região, traduzindo os mais significativos e exclusivos vinhos finos da respeitável região de Abruzzo.


Durante os encontros, Marco apresentou alguns dos principais rótulos da vinícola, os quais

foram pintados por um artista amigo da família:


Tenuta Ulisse Passerina Terra Di Chieti IGP

Tenuta Ulisse Passerina Terra Di Chieti IGP

A uva Passerina destaca-se pela singular identidade, sendo difundida principalmente na área central da Itália, e nomeada dessa forma pelo fato de ser doce e apetitosa, tendo seus vinhedos alvo de pássaros no período da colheita. É uma variedade de origem grega e recebeu o nome de ́uva dourada ́ por seu prestígio.


Tenuta Ulisse Pecorino Terre Di Chieti IGP

Tenuta Ulisse Pecorino Terre Di Chieti IGP

Variedade de origem incerta, reza a lenda que tem esse nome, pois as ovelhas (pecora) da região adoravam saborear as uvas durante seu pastoreio. A Pecorino tem crescido há séculos nas regiões centrais da Itália, especialmente em Marche e Abruzzo, onde também é conhecida por diferentes nomes. Tem boa acidez acompanhada de notas frutadas.


Tenuta Ulisse Trebbiano D’Abruzzo DOP

Tenuta Ulisse Trebbiano D’Abruzzo DOP

No coração da pitoresca região de Abruzzo, a casta Trebbiano expressa seu máximo potencial, evidenciando sua mais pura forma. Um vinho fresco e delicado, que se destaca por sua longa persistência.


Tenuta Ulisse Montepulciano D’Abruzzo DOP

Tenuta Ulisse Montepulciano D’Abruzzo DOP

Na região de Abruzzo, o Montepulciano encontra seu terroir ideal, resultando em um vinho pleno e equilibrado. É um vinho que fez a história da vitivinicultura de Abruzzo. Atualmente, essa casta emerge em um cenário internacional como uma das maiores uvas tintas do mundo e é a segunda uva tinta mais produzida na Itália.


Amaranta Montepulciano D’Abruzzo DOP

Amaranta Montepulciano D’Abruzzo DOP

Este vinho é resultado da paixão e da ligação dos irmãos Ulisses com as históricas vinhas de Abruzzo, sendo Amaranta um dos melhores e mais antigos vinhedos da família, que dá origem ao vinho de mesmo nome. Um vinho de classe inquestionável, feito com amor e respeito, à maior uva tinta de Abruzzo. Este exemplar é a confirmação da excelência de seu terroir, reconhecido com 99 pontos pelo crítico Luca Maroni sendo está a máxima pontuação desse crítico.


Todos os vinhos que foram apresentados nos eventos e mais opções da vinícola Tenuta Ulisses que são comercializados pela Domno Wines no Brasil, podem ser encontrados no site www.domno.com.br.


Sobre a Domno Wines

Fundada em 2008, na cidade de Garibaldi, coração da Serra Gaúcha, a Domno Wines pertence à Famiglia Valduga, grupo com quase 150 anos de história e tradição. Em seu portfólio estão 38 vinícolas - de oito países - e 350 rótulos, incluindo exemplares premiados e únicos. Um dos grandes diferenciais da importadora é a cautelosa escolha de seus produtores, que possuem valores convergentes aos do Grupo, como o cuidado na produção da matéria-prima, aplicação das mais inovadoras técnicas de vinificação e valorização do relacionamento. Mais informações: Site, Facebook e Instagram.


Sobre o Grupo Famiglia Valduga

Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, o grupo Famiglia Valduga é composto pelas empresas Casa Valduga, Domno Wines, Ponto Nero, Casa Madeira, Brewine Leopoldina e Vinotage.


Casa Valduga é a vinícola que está entre as 10 principais do país e conta com a maior cave de espumantes da América Latina; Domno Wines, importadora que se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo; Ponto Nero, marca de espumantes reconhecida pelo seu DNA inovador a partir de rótulos com design modernos e combinações únicas no mercado.


A Ponto Nero conta ainda com a submarca Becas, vinhos frisantes em lata que permitem degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa.


Casa Madeira, por sua vez, disponibiliza sucos de uva kosher, orgânico, integral e enriquecido com fibras – sem adição de conservantes, açúcar ou água –, sucos varietais, chás, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros produtos gourmets; Brewine Leopoldina é a empresa que elabora cervejas especiais, transformando-as em experiências únicas, percorrendo o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro. Por fim, Vinotage é a marca de cosméticos e bem-estar do grupo, responsável pela formulação de produtos diferenciados graças à sua base com o óleo extraído da uva.


A sede do grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil. Acompanhe o Grupo pelo Instagram.


Fotos: acervo pessoal

Comments


bottom of page