top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Dia da Cabernet Franc: conheça vinhos dessa uva notável do Corte Bordalês

Rótulos se destacam por notas aromáticas de frutas vermelhas e harmonizam com carnes mais nobres

No dia 4 de dezembro, os apreciadores de vinho em todo o mundo celebram o Dia da Cabernet Franc, uma variedade de uva notável por suas características únicas e contribuições distintas para a vinicultura. Originária da região de Bordeaux, na França, a Cabernet Franc tem ganhado destaque global devido ao seu papel fundamental em vinhos tintos complexos e elegantes.


Da família dos Cabernets, acredita-se que a origem da Cabernet Franc seja o País Basco (norte da Espanha), mas é na França, principalmente no Vale do loire e Bordeaux, que esta casta se consolidou e faz parte do famoso Corte Bordalês. Na Argentina e Chile, segundo o sommelier Sérgio Cruz, da Cantu Grupo Wine, esta uva vem sendo desenvolvida e mostrando grande capacidade de fazer vinhos fantásticos, elegantes, de boa textura, frescos, de frutas vermelhas e negras, com notas minerais e vegetais.


“Essa variedade, se comparada à Cabernet Sauvignon, tem a casca mais fina, menor acidez, menos taninos e maior intensidade de aromas. Amadurece cerca de uma semana antes da Cabernet Sauvignon, o que lhe confere adaptação a regiões um pouco mais frias, como o Vale do Loire, por exemplo, que produz vinhos mais interessantes e densos em solos compostos por areia, argila e calcário”, descreve o sommelier.


Vinhos Cabernet Franc combinam com carnes vermelhas grelhadas ou assadas. As sugestões de harmonização do especialista são: filé mignon assado com manteiga e ervas finas, lombo de cordeiro assado ao molho de hortelã, pimentões recheados com carne moída, escalope de avestruz com risoto de funghi.


Ícone da Braccobosca, o vinho uruguaio Ombú Gran Reserve é uma das sugestões de Sérgio Cruz. Combina com carnes vermelhas grelhadas, paleta de cordeiro e massas com ragout de funghi. Os aromas de cerejas maduras, framboesas, cassis, notas balsâmicas e de chocolate saltam à taça.


O BenMarco Cabernet Franc, de Susana Balbo, é um rótulo argentino, da região de Altamira e ótima sugestão também de vinho feito desta uva. Harmoniza com pratos de sabor intenso, como carne da caça, pato e receitas com cogumelos. Os aromas mais marcantes estão nas notas de frutas negras e especiarias. Já o argentino Crios Sustentia Cabernet Franc, também de Susana Balbo, é perfeito com carnes vermelhas de caça e queijos. Neste tinto vermelho rubi, os aromas de cassis e de groselhas com toques de pimenta preta se destacam.


Confira onde você pode comprar os rótulos sugeridos pelo sommelier:

Ombú Gran Reserva - Braccobosca

BenMarco Cabernet Franc - Susana Balbo

Crios Sustentia Cabernet Franc - Susana Balbo

 

Sobre a Cantu Grupo Wine 

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 19 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 13 países. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. 


Foto: divulgação

Comments


bottom of page