top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

DESCORCHADOS 2024: Cerro da Cruz Nature Rosé entre os Melhores da Campanha Gaúcha

Espumante nasce de vinhedos próprios da Cooperativa Nova Aliança em Santana do Livramento

Com 90 pontos, o Cerro da Cruz Nature Rosé Safra 2022 – Chardonnay, Pinot Noir e Tannat - é destaque no Descorchados 2024 na categoria Melhores da Campanha Gaúcha. No ranking, com 89 pontos também aparece o Cerro da Cruz Nature Safra 2022 – Chardonnay e Pinot Noir -, e com 88 pontos, o Cerro da Cruz Sur Lie Nature Safra 2022 – Chardonnay e Pinot Noir – e o Aliança Brut Rosé Safra 2022 – Chardonnay, Pinot Noir e Tannat. Idealizado pelo especialista chileno Patricio Tapia, crítico de vinhos, o Guia Descorchados se tornou referência

 

Feito somente em anos de safras excepcionais, com corte de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, o Cerro da Cruz Nature Rosé é elaborado pelo método tradicional, com uma evolução de guarda indicada de 6 anos. Após a colheita e preparação do vinho base, é feita a tomada de espuma na garrafa. Adicionam-se leveduras selecionadas e a fermentação ocorre com temperatura controlada de 14°C a 15°C. Após finalizar, permanece em contato com as borras finas em maturação por 20 meses. A remuage (giro da garrafa no pupitre para que as leveduras se direcionem ao gargalo da garrafa) é feita manualmente, agregando complexidade aromática, cremosidade e um perlage fino e intenso. Depois, é realizado o dégorgement (retirada da borra de leveduras do gargalo da garrafa), seguida pela adição de licor de expedição. Por fim, a rolhagem e a rotulagem do produto.

 

Para o enólogo, André Gasperin, esta conquista reflete o trabalho de afinamento técnico que vem sendo intensificado. “A Nova Aliança tem um projeto bastante ousado na Campanha Gaúcha. Lá, cultivamos vinhedos próprios e destas uvas elaboramos produtos diferenciados com alto valor agregado, como é o caso dos espumantes elaborados pelo método tradicional. São 50 hectares de vinhedos próprios, que expressam as características deste terroir já consolidado. É de lá, também, que será feito o espumante dos 100 anos da cooperativa”, ressalta.

 

O Diretor Superintendente, Heleno Facchin, comemora o destaque. “Estar no Descorchados é motivo de orgulho para nossos 700 cooperados que, juntos, trabalham o ano inteiro com a terra, driblando o clima e se doando para colher bons frutos. É gratificante ver o resultado ser reconhecido por um especialista tão prestigiado como o Tapia e o time envolvido”. O Guia Descorchados 2024, publicado pela Inner Editora, é compartilhado com um mailing vip que contempla restaurantes e as principais livrarias do Brasil.


Cerro da Cruz Nature Rosé

Este delicado espumante traz um rosé pêssego pálido com borbulhas delicadas, é límpido e brilhante. Apresenta nitidez e intensidade de aromas com complexidade de notas florais, cítricas de maçã e cerejas frescas, e leves toques de brioches. No paladar, sua acidez em equilíbrio com a untuosidade é impecável, realçando os aromas com um final de boca persistente e agradável. Ideal ser apreciado com temperatura de 6°C. Acompanha muito bem comida japonesa e outras orientais, carnes suínas assadas e massa carbonara e todos demais momentos que envolvem reflexão, celebração e boas companhias.

 

Fotos: Divulgação Nova Aliança

Comments


bottom of page