top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Chocolate com vinho: saiba como unir essa dupla e desfrutar de uma harmonização perfeita

Às vésperas do Dia do Chocolate, comemorado em 7 de julho, o sommelier da Cantu Grupo Wine lista bons vinhos para acompanhar diferentes estilos de chocolates

A chegada do Dia do Chocolate, celebrado em 7 de julho, é um momento ótimo para degustar esse, que é um dos doces mais consumidos  em todo o mundo.  sua textura cremosa e sabor irresistível, o chocolate pode ser o par perfeito para apreciar junto de uma taça de vinho no inverno.  Para provar essa tese, o sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, oferece dicas preciosas para harmonizar vinhos com diferentes tipos de chocolate. 


Chocolate ao Leite

O chocolate ao leite, mais leve e doce, encontra uma excelente harmonização com o português Porto Tawny. Este estilo de vinho tem uma boa presença de barrica nos aromas e um caráter oxidativo se comparado ao Ruby. Os aromas de frutas secas e notas de especiarias do Tawny complementam o chocolate ao leite de maneira elegante, criando uma experiência gastronômica interessante.



Chocolate Meio Amargo

Para os amantes de chocolate mais intenso, o meio amargo é a opção perfeita para combinar com o vinho do Porto Ruby, produzido em Portugal. Conhecido por sua cor rubi vibrante e sabores frutados intensos, o Porto Ruby oferece um contraste e  complementa a profundidade e o amargor desse tipo de chocolate. A harmonização entre esses dois cria uma sinfonia de sabores que aquece o paladar e proporciona uma experiência sensorial complexa e gratificante durante os dias frios de inverno.


Chocolate Branco

O vinho do Porto Poças Branco, uma versão não tão comum, mas que surpreende e cria uma combinação interessante com chocolate branco. Trata-se de um chocolate com certo dulçor, que se equilibra ao do vinho e que também harmoniza com suas notas de frutas secas como damasco e pêssego, além das nuances marcadas de mel e amêndoas, complementando todo o conjunto. Experiência agradável que foge do trivial.


“Com a chegada da estação mais fria do ano, explorar a harmonização entre chocolate e vinho do Porto, ou com alguns vinhos de sobremesa, se torna não apenas um deleite para o paladar, mas também uma celebração dos pequenos prazeres que o inverno nos proporciona. É uma oportunidade para desacelerar e descobrir novas combinações que aquecem o corpo e a alma durante os dias frios.”, finaliza Gustavo Peroni.

 

Onde comprar:

  • Poças Porto Ruby

  • Poças Porto Tawny

  • Poças Porto Branco

 

 

Sobre a Cantu Grupo Wine

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 20 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 40 produtores de 13 países diferentes. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/.


Fotos: divulgação

Commenti


bottom of page