• Cris Jardim

Alimentação saudável fortalece sistema imunológico ajudando a evitar doenças oportunistas

No cardápio da Boali, maior rede de alimentação saudável do país, é possível encontrar opções variadas que aumentam a imunidade, atendendo aos mais diferentes paladares. Nutricionista dá dicas de como escolher os alimentos, levando em consideração o critério da prevenção, sobretudo em tempos de pandemia


Brasília, 14 de fevereiro de 2022 – A pandemia trouxe algumas preocupações que sempre foram importantes, mas que agora passaram a ter mais evidência com a profusão de novos vírus e bactérias. A mais importante orientação dada por especialistas é cuidar da alimentação e da higiene para fortalecer o sistema imunológico.


Isso porque podemos evitar ficar suscetíveis à ação de doenças oportunistas, quando fortalecemos nossa barreira imunológica, ainda que não exista nenhuma evidência científica sobre alimentos, fórmulas e sucos que possam combater efetivamente a Covid-19, por exemplo.


Para a nutricionista Gláucia Medeiros, é fundamental incluir na alimentação diária alimentos fontes de:


  • Vitamina A: Contida em alimentos de cor amarela ou alaranjada como manga, cenoura, abóbora, damasco, pêssego, agrião, almeirão, couve, espinafre, rúcula e batata doce, abacaxi, ameixa, caju, carambola, maracujá, milho e tangerina.


  • Vitamina C: laranja, acerola, limão, kiwi, goiaba, frutas vermelhas, frutas cítricas, brócolis, couve-flor e repolho.


  • Vitamina E: Abacate, azeite de oliva extra virgem, oleaginosas em geral, gérmen de trigo, milho, amêndoas, nozes e castanha-do-Pará.


  • Zinco: Cereais integrais, castanhas e amêndoas, carnes vermelhas e frutos do mar.


  • Vitamina D: Óleos de fígado de bacalhau e peixe, gema do ovo. Tomar sol é importante, pois a partir dele, o corpo transforma em vitamina D.


  • Magnésio: Oleaginosas, vegetais folhosos e cereais integrais.


  • Compostos bioativos: contidos em frutas, verduras, legumes e sementes em geral.


  • Fibras: sementes, integrais, frutas, verduras e legumes.


  • Ervas e especiarias: pimenta, curry, cravo, canela, páprica, gengibre, açafrão, alho e cebola.


  • Lactobacilos ou probióticos, que são as fontes de nutrientes e carboidratos, conhecidos como frutooligossacarídeos, e podem ser encontrados no mel, alho, yacon, banana (biomassa), aveia, chicória e alcachofra. Todos eles tornam-se alimentos importantes para a manutenção de uma flora intestinal saudável, o que é fundamental para uma boa imunidade. Situações como uso de antibióticos, fermentações intestinais, uso excessivo de laxantes ou constipação intestinal causam um desequilíbrio na flora intestinal, conhecido como disbiose - não favorável para uma boa resposta imune.


“Associado ao consumo destes nutrientes, é importante ter uma ótima hidratação, consumindo entre 30 a 35 ml de água por kg de peso. Além disso, é bom manter uma rotina de sono saudável e atividade física continuada, se liberada pelo médico”, afirma a nutricionista, que tem 17 anos de mercado, é especialista em Nutrição Clínica Funcional, atua como palestrante e é autora do livro “Da Ética em Nutrição ao Exercício Profissional”, que já está na segunda edição.


Segundo ela, alguns alimentos podem interferir em uma resposta imunológica mais eficaz. Por isso, recomenda-se que o consumo destes seja evitado ou moderado. São eles: álcool; farinhas refinadas; gorduras trans; alimentos ultraprocessados; corantes e conservantes; excesso de açúcar; e dietas muito restritivas.


Outra importante dica é usar solução de hipoclorito própria para o fim de sanitização de vegetais e frutas. Pode-se também diluir uma colher de sopa de hipoclorito de sódio com concentração entre 2,0 e 2,5% para cada 1 litro de água. Isso sempre seguindo as etapas: lavar, sanitizar, enxaguar e guardar os alimentos limpos.


Opções no Cardápio Boali Brasília

Diversas destas opções de alimentos estão presentes nos pratos oferecidos pela Boali Brasília e podem ser consumidos no restaurante localizado na Asa Sul ou entregues através dos aplicativos de delivery. No cardápio, é possível escolher saladas montadas com proteínas e folhas ou montar sua refeição, conforme desejar.


Alguns produtos, nas últimas semanas, tiveram uma procura crescente, como a “Salada - Hoje eu Começo”, o “Crepe de Frango com Cream Cheese” e o “Suco Super Imunidade”. “Tivemos aumento de até 50% nestes produtos que fortalecem a imunidade, considerando o surto de gripe pelo qual estamos atravessando”, conta Marcos Baby, franqueado da rede em Brasília.


Algumas dicas selecionadas pela nutricionista Gláucia Medeiros do cardápio da Boali são:


Para o almoço:



SALADA HOJE EU COMEÇO

Benefícios: Fonte de fibras, proteínas e fitoquímicos. Favorece o bom funcionamento

intestinal, mantém níveis saudáveis de colesterol, rico em vitamina A proveniente da

cenoura e ovo de codorna. Melhora a visão e previne degeneração macular e catarata. Além de também ser bom para a imunidade por conta da antocianina presente na cebola roxa.



CREPE DE CARNE DESFIADA

Benefícios: Fonte de proteína. Rico em antocianina, um fitoquímico presente na cebola roxa que ajuda no combate ao envelhecimento precoce, prevenção de câncer e aumento da imunidade.



SUCO SUPERVERDE DETOX

Ingredientes: Água filtrada, limão, espinafre, abacaxi, pepino, hortelã e gengibre. Benefícios: Rico em ferro e vitamina C. Ótimo para digestão, imunidade e aumentar o metabolismo.


Para o jantar:


SALADA FOCO NA META

Benefícios: Fonte de fibras e proteínas. Rico em fitoquímicos como luteína, zeaxantina, clorofila e antocianina, presentes na cebola roxa e no brócolis. Melhoram os níveis de colesterol, favorecem a desintoxicação do corpo, melhoram a imunidade e previne o envelhecimento precoce.



WRAP DE SALMÃO DEFUMADO

Benefícios: Rico em proteína, ômega 3, vitamina A, antocianina e gordura monoinsaturada. Melhora a visão, previne o envelhecimento precoce e aumenta a imunidade.


SUCO SUPER IMUNIDADE

Ingredientes: Água de coco, açaí, espinafre, limão, gengibre e cúrcuma.

Benefícios: Rico em ferro, vitamina C, antocianinas. Aumenta a imunidade, previne o aparecimento de alguns tipos de câncer, aumenta a energia, melhora a saúde cerebral.




Rede Boali em Brasília

A primeira e maior franquia de alimentação saudável do Brasil reabriu em novo espaço na 404 Sul BL A Loja 37. Hoje, é a única unidade da rede no DF, mas a expectativa é de que seja aberta pelo menos mais uma nova unidade até o início do segundo semestre. Com opções de cardápio saudável, sucos detox e kombuchas, o local tornou-se convidativo para quem deseja fazer refeições rápidas, saudáveis e acessíveis.


Sobre a Boali – É a primeira e maior franquia de alimentação saudável do Brasil. Uma marca 100% brasileira com a proposta de promover experiências saborosas, oferecendo refeições preparadas com carinho. O propósito da rede é transformar hábitos e fazer o bem por meio da comida, priorizando o uso de ingredientes exclusivos, frescos, e que respeitam o meio ambiente.


Com uma linha de produtos composta por saladas, wraps, bowls, crepes, chás orgânicos, açaí e sucos naturais, além de sobremesas funcionais como cookies e brownies sem glúten e sem lactose, a rede é fornecedora oficial da “BOALImentação” dos Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro, buscando sempre promover o esporte e a qualidade de vida. Atualmente, é líder em Alimentação Saudável, com mais de 60 lojas em 14 estados do Brasil.


SERVIÇO:

Boali – Asa Sul

Endereço: 404 Sul BL A Loja 37 - Asa Sul Brasília-DF Delivery: https://deliveryapp.neemo.com.br/delivery/10944/menu

Contato: WhatsApp: 61 98105-0187 / Fixo 3256-9412 Acesse: https://boali.com.br/boalinks/brasilia-asa-sul/

Instagram: https://www.instagram.com/boali_brasilia/ Site: https://boali.com.br/


Fotos: divulgação