• Cris Jardim

Volta às aulas descomplicada especialista traz cardápio completo e saudável para preparar a lancheir

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica os grupos alimentares que devem compor a montagem da lancheira e como eles auxiliam na saúde das crianças



Brasília, 1 de agosto de 2022 – Depois de muito descanso e diversão, chegou a hora de voltar à rotina com o retorno das aulas. Nesse período, é comum que os pais tenham dúvidas sobre como montar a lancheira dos filhos e quais alimentos incluir. Mas isso não precisa ser um problema - e pode ser bem mais fácil e saudável do que você imagina.


“O lanche da escola pode parecer uma refeição pequena, mas é muito frequente na vida das crianças: são em média 20 lanches no mês e 200 no ano”, diz Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. Por isso, é necessário ter atenção ao teor nutricional das preparações, pois elas são fundamentais para a formação de bons hábitos alimentares.


Os pequenos precisam ter um cardápio variado, que inclua alimentos frescos, de acordo com a capacidade de mastigação e autonomia para se alimentar.


No momento da montagem dos lanches para a escola, Renata explica que a lancheira ideal deve conter sempre um elemento de cada grupo abaixo:

● Carboidratos, como pães, torradas, bolos caseiros, tapioca, panquecas ou chips de batata ou maçã, por exemplo. Eles fornecem energia e auxiliam no crescimento;

● Proteínas, como queijos, leite, iogurte, patê caseiro de frango ou atum, homus de grão de bico, ovinhos de codorna e snacks a base de grão de bico ou lentilha. As proteínas atuam na produção de células e são fundamentais na fase de crescimento e desenvolvimento;

● Vegetais, como frutas (maçã, pera, goiaba, melão ou melancia, por exemplo) ou até mesmo tomatinhos cereja, palitinhos de cenoura ou de pepino, são excelentes fontes de vitaminas, minerais, fibras e compostos antioxidantes, os vegetais ajudam em todas as funções do organismo.


Alimentos industrializados devem ser evitados devido à grande quantidade de sódio e componentes químicos que possuem. Alguns exemplos são os salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, chocolates e bolinhos artificiais.


Outro ponto interessante trazido pela especialista é em relação à participação dos filhos na cozinha, pois esse estímulo favorece o desenvolvimento da autonomia, a maior aceitação e interesse pelos alimentos - além de aprenderem sobre suas transformações depois dos preparos (formatos, texturas e tamanhos diferentes).


“A criança, sempre guiada pelos pais, também pode ajudar na elaboração de alguns itens da lista de ingredientes utilizados nos lanches; pode ir ao mercado para escolher os produtos da lista e, de acordo com as habilidades de cada faixa etária, auxiliar a guardá-los, lavá-los e misturá-los nas receitas, por exemplo”, conta a nutricionista.


E para conservar o frescor dos alimentos de forma segura e efetiva, a recomendação é o uso de lancheiras térmicas de boa qualidade. Os gelinhos à base de gel e garrafas térmicas são ótimos para ajudar a manter a temperatura refrigerada das bebidas.


Pensando em facilitar ainda mais o dia a dia, com preparações diversificadas, práticas e saudáveis, Renata Guirau preparou uma sugestão de cardápio para os lanchinhos da semana, além de 5 deliciosas receitas. Encontre tudo o que precisa no Oba Hortifruti mais próximo e participe da Campanha de Selos de Desconto, com itens profissionais importados.


Aproveite o momento junto aos pequenos e colecione memórias especiais, repletas de trocas e muito amor!


Homus rosa

Ingredientes: 1 xícara de grão de bico cozido 1 beterraba grande picada 3 colheres de sopa de pasta de gergelim (tahine) 3 colheres de sopa de caldo de limão 2 colheres de sopa de azeite 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Cozinhe o grão de bico e a beterraba. Após esfriar, junte aos outros ingredientes e bata no processador.

Guarde na geladeira em um recipiente fechado e consuma em até 5 dias.

Panquequinha amarela

Ingredientes: 1 xícara de chá de leite de sua preferência 2 ovos 2 cenouras médias cozidas e picadas 1 xícara de chá de farinha de trigo 1 colher de café de fermento em pó 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Após cozinhar as cenouras, leve-as ao liquidificador junto aos demais ingredientes.

Em uma frigideira pequena (aproximadamente 10cm de diâmetro), adicione um fio de azeite e despeje um pouco da mistura de modo que a massa da panquequinha não fique muito fina. Doure os dois lados.

Repita o processo com o restante da massa.



Pão de mandioquinha com açafrão

Ingredientes: 500g de polvilho azedo 300g de polvilho doce 3 colheres de sopa de azeite 2 xícaras de mandioquinha cozida e amassada 1 colher de chá de açafrão ralado Sal a gosto

Modo de preparo:

Após cozinhar e amassar a mandioquinha, misture, manualmente, todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Se necessário, acrescente mais azeite.

Em seguida, faça bolinhas do tamanho de um pão de queijo pequeno e leve para assar por cerca de 30 minutos em forno médio.


Enroladinho de abacaxi com coco

Ingredientes: 1 xícara de purê de batata doce 1 xícara de abacaxi picado em pedaços pequenos ½ xícara de coco ralado

Modo de preparo:

Após preparar o purê de batata doce, junte todos os ingredientes em uma panela e misture bem, cozinhando em fogo baixo até que forme uma massa homogênea. Desligue o fogo e deixe esfriar. Faça bolinhas em formato de brigadeiro e leve para gelar por pelo menos 1h antes do consumo.

Bolo de banana com cacau

Ingredientes: 1 xícara de farinha de aveia ½ xícara de farinha de trigo 3 bananas bem maduras picadas 3 ovos 1 xícara de chá de uvas passas hidratadas em água 1 xícara de chá de nibs de cacau 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Hidrate as uvas por aproximadamente 1h antes do preparo. Em seguida, bata no liquidificador junto aos demais ingredientes - exceto os nibs de cacau. Após formar uma massa homogênea, coloque a mistura em um recipiente, acrescente os nibs de cacau e misture delicadamente.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 30 minutos.


Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/

Siga o Oba Hortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/


Fotos: divulgação