top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

VINO VERACE: negócio de vinhoscresce 65% em 2023

Desempenho positivo está atrelado a curadoria personalizada que leva em conta particularidades do apreciador, agilidade e ampliação na diversidade de rótulos


O ano de 2023 foi o melhor da recente história da Vino Verace. O e-commerce, que entrega em praticamente todo território nacional, fechou o ano com um crescimento de 65%, indo na contramão do setor que amargou queda. Longe de ser uma ‘zebra’, o desempenho positivo, segundo os sócios Cássio Poletto Cutulli e Nathan Donatti, se deve ao formato do negócio, apoiado a uma dinâmica virtual ágil com consultoria particularizada conforme os interesses do apreciador de vinhos. Além disso, a empresa encerrou o ano com um portfólio de mais de 1.600 rótulos, 60% a mais do que tinha em janeiro, a presença da Serra da Mantiqueira e da Chapada Diamantina, além de 10 novos países.

 

Com apenas 3 anos no mercado, a Vino Verace contabiliza a venda de 50.689 garrafas desde 2021, sendo 20.227 só no ano que passou. Das 14.118 garrafas vendidas em 2021, a maior parte era de vinhos tranquilos, o que mudou nos anos seguintes com a superação dos espumantes. Entre as novidades que ajudaram no crescimento do último ano, rótulos de países como a África do Sul, Áustria, Bulgária, Geórgia, Grécia, Hungria, Líbano, Moldávia, Romênia e Nova Zelândia. Hoje, os mais de 1.600 rótulos são de 19 países, incluindo o Brasil com a maior representatividade. Além disso, a dupla também reforçou esforços no sentido de ampliar as regiões produtoras de países como a Argentina, Espanha, França e Portugal.

 

Para chegar a esta performance, Cutulli e Donatti investiram em condições especiais em datas comemorativas, vantagens diferenciadas para clientes, curadoria individualizada, criação de conteúdos relevantes, além de apostar no lançamento da marca própria, trazendo rótulos exclusivos. “Para este ano, já estamos trabalhando em diversos projetos novos que irão trazer produtos e experiências ainda mais especiais”, garantem os sócios.

 

Mais de 30 mil garrafas

Para 2024, a dupla quer atingir a marca de 30.000 garrafas vendidas, além de expandir o portfólio da linha própria, lançando novos rótulos. Os três primeiros micros lotes que carregam a marca Verace foram lançados este ano para brindar os 3 anos da parceria. O trio carrega o terroir da Serra Gaúcha: um espumante elaborado pelo método tradicional com 48 meses de autólise, um blend tinto das variedades Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, ambos com uvas de Pinto Bandeira e um varietal branco com uvas Chardonnay do Vale dos Vinhedos. A ideia é seguir o projeto com mais lançamentos, mostrando ao mercado a diversidade e qualidade dos terroirs brasileiros.

 

VENDA EM GARRAFAS

2021: 14.118 garrafas (7.236 vinhos e 6.882 espumantes)

2022: 16.344 garrafas (5.931 vinhos e 10.413 espumantes)

2023: 20.227 garrafas (7.977 vinhos e 12.250 espumantes)

 

Fotos: Anderson Pagani

Comments


bottom of page