top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Vinhos da temporada outono-inverno conquistam de norte a sul do país

Vinho é também uma pedida para o Dia dos Namorados

O Brasil tem a vantagem de ter a temporada do outono intensa no sul e amena, ou seja, mais aquecida, no norte e nordeste do país. Contudo, é crescente o sucesso dos vinhos nas diferentes regiões nestas estações. Entre as tendências do outono-inverno estão tintos, brancos e espumantes para conquistar também os corações de quem está pensando no Dia dos Namorados.

“Nas regiões em que faz frio no país, o inverno promete ser mais rigoroso. Dessa forma, as pessoas buscam os vinhos mais encorpados, porque eles aquecem. Além disso, a gastronomia se torna mais condimentada, o que harmoniza com rótulos de mais potência”, destaca Leonardo Curra, CEO da loja e clube de assinatura Vinhos Nacionais.


Entre as indicações da temporada fria para o sul e sudeste estão vinhos como Terra Sul Tropeiros, um merlot 2019, que integrou o plano Brotação do mês de maio do Clube Vinhos Nacionais. “Esse é um vinho bem estruturado, que tem uma elegância marcante”, orienta Leonardo, que também é sommelier.


Outra dica é o vinho Berkano L´Anglaise, um brandy de cabernet sauvignon, cabernet franc, cabernet touriga nacional e pinot noir. “Este é um vinho ao qual é adicionado um brandy de 20 anos. Por isso, ele é diferenciado e exclusivo. Dele, foram feitas somente 1.040 garrafas, um ótimo exemplar da vinícola Berkano Premium Wines”, indica.

Para quem curte algo mais estruturado ainda, o caminho é o Nebbiolo, da Vinícola Casa Fontanari, que tem passagem por madeira, com uma estrutura carregada de personalidade.


Outra metade do país também comemora com exemplares mais leves

Entre os vinhos brancos, ideais para temperaturas mais altas, a dica é o Riesling 2022, da vinícola Dom Guerino, da linha Sinais. “É um vinho leve e fácil de tomar. Para quem gosta de uma versão tinto, minha indicação é o pinot noir da Cantina Gelain chamado Colônia 44”.

Como se sabe, os vinhos combinam totalmente com o momento romântico do Dia dos Namorados.


“Um jantar a dois tem todo um ritual especial, repleto de charme, o que coroa o momento. Tanto um vinho bem escolhido, quanto um espumante são opções excelentes para a data, tornando tudo mais apropriado”, destaca Leonardo.


Os espumantes para acompanhar esse momento têm um grande nome no Viapiana 218 dias, rosé. “A sua característica, de não ter tanto tempo de autólise, é ser um espumante leve para o início do encontro, para o momento da degustação de uma entrada. E, depois, para acompanhar o prato principal, a ideia é apostar no chardonnay Chimango, da Família Bebber, que harmoniza bem com peixes, por exemplo, com passagem por carvalho francês e americano. É um vinho branco, mas com uma boa estrutura. Se for uma carne vermelha ou uma comida com molho vermelho, eu indico o Gran Fabian, Petit Verdot, 2020. É um rótulo espetacular, que tem uma longa passagem por carvalho, se revelando um vinho intenso, com taninos bem redondos e presentes.”


E o sommelier dá mais uma dica aos namorados: “observem as suas namoradas, muitas preferem ganhar vinhos a bolsas ou joias, podem apostar!”, brinca.


O caminho seguro para agradar também é contar com a ajuda de um especialista na hora de fazer uma escolha que tem muita sensibilidade. “Afinal, a bebida do Dia dos Namorados é importantíssima”, reitera o sommelier.

Sobre a loja Vinhos Nacionais: A Vinhos Nacionais é a maior loja exclusiva de vinhos brasileiros, e tem a frente a curadoria dos sommeliers Leonardo e César Curra. É especializada na seleção e venda de vinhos e conta com mais de 1800 rótulos. Opera por meio da loja física, em um amplo e elegante espaço, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e também pela loja virtual. A marca tem o serviço Clube Vinhos Nacionais, com sócios que recebem mensalmente vinhos selecionados de acordo com os planos inspirados na vindima: Plantação, Brotação, Floração e Maturação. A Vinhos Nacionais é frequentemente indicada entre as cinco melhores lojas do Rio Grande do Sul e César Curra foi eleito Personalidade do Vinho 2021, pela Associação Brasileira de Sommeliers – Seção RS (ABS-RS). Confira mais informações em https://www.vinhosnacionais.com.br.


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page