top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Vinícola UVVA apresenta três lançamentos

Dois espumantes, os primeiros a serem produzidos pela casa, e um branco sem passagem por madeira são as novidades da vinícola da Chapada Diamantina

A vinícola UVVA, localizada a 25 km do município de Mucugê, Chapada Diamantina, apresenta três novidades. Dois espumantes estreiam no portfólio da vinícola - Extra Brut e Nature. O Extra Brut, da safra 2019, elaborado através do método clássico (champenoise), é feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir na mesma proporção. Teve 24 meses de autólise, o que lhe confere elegância e maior complexidade aromática. O Nature, da safra 2020, elaborado via método tradicional, tem em sua composição 60% de Pinot Noir e 40% de Chardonnay. Ficou 18 meses em autólise na cave da vinícola, com temperatura controlada. Tem aromas florais, amendoados e de mel, e sabor marcante e elegante. No capítulo dos vinhos tranquilos, a novidade é o Chardonnay 2022. Um vinho jovem, cujas uvas foram colhidas manualmente, que teve estágio sur lie em inox por seis meses. Sua acidez é vibrante, com toque mineral e boa persistência. Os três lançamentos vêm complementar o catálogo da vinícola UVVA que hoje conta com doze rótulos, sendo cinco da linha Microlote. Sobre a Vinícola Uvva: Inaugurada em março de 2022, na região da Chapada Diamantina, município de Mucugê, Bahia, a vinícola UVVA tem 52 h de vinhas localizadas a mais de 1.100 metros de altitude, aos pés da Serra do Sincorá.

Rodeada por paisagens exuberantes, tem microclima tropical único, com temperaturas mais amenas no inverno, e amplitude térmica com até 20 graus de diferença no mesmo dia, na época da colheita. Isso somado ao solo franco-argilo-arenoso, que confere à UVVA a produção de vinhos frescos, com acidez elevada, autênticos, equilibrados e elegantes. A vinícola oferece visitas guiadas por enólogos com degustação e conta com restaurante, o Arenito, de cozinha contemporânea.


Foto: divulgação


Comments


bottom of page