• Cris Jardim

Valorização da expressão máxima de cada terroir brasileiro é reconhecida em concurso espanhol

Bacchus 2022 premiou com as medalhas de Ouro os vinhos Aurora Gran Reserva Touriga Nacional, novidade da Vinícola Aurora e que fez sua estreia em certames, e o Aurora Reserva Chardonnay. Aurora Pinto Bandeira Chardonnay conquistou a Prata. Com garrafas numeradas, produtos são elaborados com uvas da Campanha e da Serra Gaúcha


Ouro no Bacchus 2022, Aurora Gran Reserva Touriga Nacional complementa a linha Gran Reserva que também tem as variedades Tannat e Cabernet Sauvignon. Produtos são elaborados na Campanha Gaúcha.

A busca constante pela melhor expressão de cada vinho através de diferentes terroirs brasileiros resultaram à Vinícola Aurora grandes pontuações no concurso espanhol Bacchus 2022, realizado no fim de abril, em Madri.



A empresa conquistou as medalhas de Ouro para os vinhos Aurora Gran Reserva Touriga Nacional 2020, elaborado com uvas da Campanha Gaúcha, e Aurora Reserva Chardonnay 2020, com a variedade cultivada em diferentes pontos da Serra Gaúcha. Já o Aurora I.P. Pinto Bandeira Chardonnay 2020, com uvas produzidas na propriedade da cooperativa no município homônimo, ficou com a Prata.

A Aurora é a vinícola mais premiada do Brasil, com 773 dinstições em certames chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Com colheita manual e garrafas numeradas, os produtos traduzem os novos projetos da Vinícola Aurora, investindo cada vez no desenvolvimento de rótulos premium e super premium. O enólogo-chefe Flavio Zilio acredita que as regiões e microrregiões produtoras brasileiras são muito promissoras, oferecendo características específicas às bebidas, que são sentidas pelos consumidores.

“O caminho é longo e estamos subindo os degraus. Temos muito a crescer, mas ver este reconhecimento é muito gratificante para nós e também é importante para a imagem da Aurora no mundo vitivinícola. Esse trabalho que estamos fazendo há alguns anos com vinhos especiais desmitifica o que o consumidor pensava da Aurora. Muitas pessoas associavam os rótulos da marca ao consumo do dia-a-dia. E aqui estamos nós, mais uma vez, provando a nossa diversidade, a nossa evolução e potencial enológico, tendo sucesso mais uma vez. A Aurora está ampliando seus horizontes, mas sem esquecer que somos uma cooperativa, com 1,1 mil famílias associadas”, avalia Zilio.

Vinhos Aurora Gran Reserva Touriga Nacional 2020 (Ouro), Aurora Reserva Chardonnay 2020 (Ouro) e Aurora I.P. Pinto Bandeira Chardonnay 2020 (Prata) foram premiados no concurso espanhol Bacchus 2022.

Gran Reserva Touriga Nacional estreia em concursos e conquista o Ouro

O recém-lançado vinho Aurora Gran Reserva Touriga Nacional 2020 fez sua estreia no Bacchus e já conquistou o Ouro em sua primeira participação em concursos internacionais. Com teor alcoólico de 13,5% e passagem de 12 meses em barrica de carvalho francês, é elaborado 100% com uvas da variedade Touriga Nacional, cultivadas na Campanha Gaúcha, região localizada próxima à fronteira com a Argentina e o Uruguai.

“Estamos ultrapassando os limites da Serra Gaúcha, já reconhecida mundialmente pela sua excelência na produção de vinhos e espumantes. Desde 2020, estamos explorando o terroir da Campanha Gaúcha, trazendo novidades e experiências diferentes para os consumidores com a linha Gran Reserva, que tem os vinhos Tannat e o Cabernet Sauvignon e que agora foi complementada com o Touriga Nacional”, conta o enólogo Flavio Zilio.

Com coloração rubi intensa, de tonalidade violácea, o Gran Reserva Touriga Nacional tem intensidade profunda e aromas de frutas negras maduras, como amora, framboesa, mirtilo e ameixa, com toques mentolados e de chocolate. O envelhecimento no carvalho proporciona também notas de baunilha, aromas doces e especiarias.

“Em boca, o Gran Reserva Touriga Nacional apresenta acidez equilibrada, taninos suaves, elegantes e vibrantes. Tem bom corpo, salientes notas de carvalho, como tostado e especiarias, que somadas ao olfato tornam o vinho um excelente exemplar desta variedade”, analisa o especialista.

O Aurora Gran Reserva Touriga Nacional está à venda exlusivamente nas lojas da Vinícola Aurora na Serra Gaúcha (Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira). Também é possível adquirir o vinho através dos telefones (54) 3455-2095/2203, do WhatsApp (54) 9.9134.5916 e pelo e-mail turismo@vinicolaaurora.com.br, com envio para todo o Brasil. O preço da garrafa é de R$ 89,90.


Já os vinhos Aurora Reserva Chardonnay 2020 e o Aurora I.P. Pinto Bandeira Chardonnay 2020 também são comercializados por estes canais, além de lojas, supermercados e e-commercers pelo Brasil.


FOTOS

Créditos dos vinhos Gran Reserva e I.P. Pinto Bandeira: Zéto Telöken Crédito do vinho Reserva Chardonnay: Eduardo Benini