• Cris Jardim

Valentine's Day: aproveite o clima e cuide do coração com as propriedades da tilápia e da uva

Celebrar uma data especial ao lado de quem se ama é tudo de bom. E para isso, a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, traz dicas de receitas para um jantar completo com a pessoa amada


Brasília, 7 de fevereiro de 2022 – O Valentine's Day ou Dia de São Valentim, é comemorado no próximo dia 14 e tem um significado semelhante ao do Dia dos Namorados no Brasil. A data conquistou maior popularidade nos Estados Unidos.


Apesar da semelhança com o nosso Dia dos Namorados, a comemoração tem características um pouco diferentes, já que no Valentine’s Day as demonstrações de carinho podem se estender também a pessoas que não sejam parceiros românticos, mas igualmente importantes, ou seja, é um momento para demonstrar seu afeto por quem você ama.


Aproveitando a ocasião, é uma excelente oportunidade para cuidar do coração e da saúde da pessoa amada, desfrutando dos benefícios da tilápia e da uva. De acordo com a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, a tilápia é rica em proteínas importantes para renovação celular e construção de tecidos corporais. Este peixe possui gorduras em pequena quantidade, sendo uma parte delas o ômega-3, que tem ação anti-inflamatória e protetora do sistema nervoso. “A tilápia é um dos tipos de peixes que sofre menos com contaminação por mercúrio e, por isso, pode ser consumida, sem preocupação, por gestantes e crianças pequenas”, explica.


A melhor forma de garantir todo o sabor e valor nutricional deste peixe é consumi-lo assado ou grelhado, sem o acréscimo excessivo de gorduras, como ocorre com os peixes fritos. Ao comprar a tilápia fresca, é importante observar a textura da pele e da carne, que pode ser verificada apalpando o peixe. Ele deve estar com a consistência firme e macia. Os olhos devem estar com aspecto fresco e o odor não pode ser muito forte. “Já para a tilápia congelada, deve-se observar as condições da embalagem e se há excesso de formação de cristais de gelo, o que pode significar que o peixe foi descongelado e recongelado em seguida”, pontua a nutricionista.


Já a uva, é uma fruta rica em antioxidantes que atuam na prevenção de doenças crônicas, sobretudo, as cardiovasculares, sendo o principal antioxidante chamado de resveratrol. Também possui um alto teor de açúcares naturais, sendo muito energética e, por essa razão, precisa ter seu consumo planejado. A casca é rica em fibras, que atuam aumentando a saciedade e auxiliando no bom funcionamento do intestino, além de minerais, como potássio, magnésio, selênio e zinco, que agem na saúde muscular, na pressão arterial, no sistema imunológico e também têm ação antioxidante.


Renata Guirau destaca que não há restrições quanto ao consumo da uva, desde que seja de forma planejada. “Mesmo pessoas que devem evitar açúcar, como os diabéticos, podem consumi-la, desde que sem excessos”, finaliza.


Em comemoração ao Valentine’s Day, que tal preparar um jantar completo, incluindo a sobremesa, para quem você ama?! Aproveite as receitas da nutricionista para surpreender qualquer paladar. Confira:



Bolinhos de tilápia


Ingredientes:

1 xícara de peixe cozido e desfiado

1 batata cozida e amassada

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de cheiro verde picado

Sal e pimenta a gosto

Azeite para untar


Preparo:

Misture todos os ingredientes e modele em bolinhos.

Unte um recipiente com o azeite, deposite os bolinhos e leve para assar em forno pré aquecido a 180°C, por cerca de 10 minutos.

Sirva acompanhado de molho de mostarda ou maionese temperada.



Ceviche de tilápia


Ingredientes:

2 filés de tilápia cortados em cubos de aproximadamente 2x2cm

2 colheres de sopa de coentro picado

½ cebola roxa pequena fatiada bem fina

1 colher de café de pimenta rosa

4 colheres de sopa de azeite

Suco de 3 limões

Sal e pimenta do reino a gosto


Preparo:

Misture o limão e o sal.

Tempere os cubos de tilápia com a pimenta do reino e o azeite de oliva e despeje a mistura de limão com sal.

Misture todos os ingredientes e deixe descansar na geladeira por cerca de meia hora antes de servir.



Bolo de uva


Ingredientes:

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de farinha de aveia

1 xícara de chá de uvas sem semente cortadas ao meio

100g de manteiga sem sal

4 ovos

2 xícaras de chá de açúcar mascavo

1 xícara de chá de leite desnatado

1 colher de sopa de fermento em pó


Preparo:

Bata todos os ingredientes na batedeira, começando pelos líquidos e o açúcar, e finalizando com a aveia e o fermento.

Coloque a massa em uma forma untada e acrescente as uvas de forma distribuída.

Asse em forno pré aquecido a 180°C graus, por aproximadamente 40 minutos.


Escondidinho de uvas


Ingredientes:

1 xícara de chá de uvas verdes sem semente

1 xícara de chá de uvas roxas sem semente

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de leite em pó

100g de chocolate 70% cacau


Preparo: Em uma panela, misture o leite condensado e o leite em pó, e cozinhe em fogo baixo, até formar um creme fluido (cuidado para não cozinhar demais e ficar em ponto de brigadeiro).

Deixe esfriar e, enquanto isso, corte as uvas ao meio.

Acomode as uvas em taças ou em um refratário e acrescente o creme por cima.

Para finalizar, com o creme já frio, rale o chocolate amargo e distribua por cima do creme.

Leve para gelar por 2 horas antes de servir.

Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/

Siga o Oba Hortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/


Fotos: divulgação