• Cris Jardim

Uvibra e APEX-Brasil firmam convênio para acelerar internacionalização

Protocolo assinado em jantar realizado no Vale dos Vinhedos abre oportunidades de desenvolvimento do setor vitivinícola brasileiro, além de ganho de competitividade

Deunir Argenta assina documento firmado com Apex-Brasil e Ministério das Relações Exteriores

O Brasil quer ampliar sua exportação de vinhos e espumantes, além de suco de uva. O desempenho no ano passado foi positivo, mesmo diante de uma pandemia global e todos seus entraves. Entretanto, o volume ainda é pequeno. Diante da necessidade de promoção do setor no mercado externo, a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil e o Ministério das Relações Exteriores assinaram um protocolo conjunto de apoio, com vigência de 24 meses, que prevê diversas medidas alinhadas ao mesmo propósito. O ato ocorreu na sexta-feira, 9 de julho, durante jantar realizado na Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

O documento foi assinado pelo presidente da Uvibra, Deunir Luis Argenta; pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França e pelo presidente da Apex-Brasil, Augusto Souto Pestana. O texto compromete as partes a atuar em busca do posicionamento do Brasil como referência em espumantes do Hemisfério Sul, destacando-se como o principal player na categoria, com referências às premiações relevantes conquistadas no mundo inteiro. O documento também traz o compromisso de formatar um novo Projeto Setorial com o desenvolvimento de ações de promoção no contexto dos 200 anos da Independência do Brasil. Além de fomentar as exportações do setor, o acordo visa ampliar mercados, aumentando o brand awareness (notoriedade da marca) nos países prioritários de destino. Por fim, prevê a coordenação de ações de atração de investimento estrangeiro para o fortalecimento da cadeia produtiva e das empresas do setor.

Para alcançar estes objetivos, as Embaixadas e Consulados Gerais servirão como plataformas de divulgação desses produtos, em ações de promoção e imagem organizadas em mercados-alvo a serem definidos de comum acordo entre as partes envolvidas. O presidente da Uvibra, Deunir Argenta, destaca a importância de manter esta relação próxima e ativa para seguir avançando na busca dos objetivos comuns. “O Brasil é reconhecido mundialmente pela qualidade de seus vinhos, espumantes e sucos, mas precisamos avançar, conquistar mais espaço, ampliar o volume exportado que ainda é muito pequeno”.

Os dados oficiais com base no Sistema de Cadastro Vinícola da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul e do Ministério da Agricultura, mostram que o volume em litros de vinhos finos que saiu do Brasil rumo a outros países passou de 3,4 mi em 2019 para 4,4 no ano passado, um impulso de 29,85%. O crescimento também acompanhou os espumantes que foram de 686 mil para 771 mil, um aumento de 12,29%. Já o suco de uva, teve uma queda expressiva de 43,13%, indo de 2,4 mi para 1,3 mi. “Percentualmente caminhamos num crescimento constante, mas o volume ainda é muito pequeno. Temos um longo caminho pela frente”, garante Argenta.

Nos quatro primeiros meses de 2021, 1,9 milhões de litros de vinhos finos brasileiros saíram do país, ou seja, 169,23% a mais que no mesmo período de 2020. Já o suco de uva, com exportação de 879 mil litros, teve um impulso maior com aumento de 239,16%. Porém, está longe de alcançar o desempenho de 2019 quando o volume foi de 1,02 milhões de litros.

Texto concedido por Conceito.com

Fotos: Palácio do Planalto