Projeto contempla Revista Sabor e Sustentabilidade e Festival Gosto da Amazônia
O Projeto Sabor e Sustentabilidade, que abriga Festival Gosto da Amazônia, está sendo um sucesso. Tendo como estrela o Pirarucu selvagem de manejo, 50 casas da capital prepararam o peixe de maneiras diversas, com foco no incentivo do consumo da proteína, que tem gerado renda a comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia. O festival deu origem à revista Sabor e Sustentabilidade, que dá destaque não só à gastronomia da capital como também ao turismo das terras candangas. Ela mostra todas as casas participantes, bem como os pratos e demais informações. A revista tem circulado nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) de Brasília, em alguns hotéis e também nas casas participantes do festival, que podem ser conferidas pelo link https://gostodaamazonia.com.br/festival/ .
Para a Secretária de Turismo do DF Vanessa Mendonça, “o turismo gastronômico é um dos maiores atrativos de visitas em todo o mundo. O Brasil é riquíssimo neste aspecto e Brasília não fica a dever a nenhuma outra capital. Somos o terceiro polo gastronômico do país, estamos entrando na rota nacional da produção de vinhos finos de alto padrão e já produzimos café de nível internacional. Em breve teremos uma Rota do Café, ligando o interior do Estado do Rio a Brasília. Os festivais gastronômicos, especialmente este da Amazônia, aqui em Brasília, proporcionam ao visitante da nossa capital um retrato fiel da culinária brasileira, que só é possível aqui. Porque Brasília é única ao reunir as receitas de todos os estados e, também, por meio das 134 embaixadas que estão localizadas, receitas de praticamente todo o mundo. Desde que assumimos a Secretaria de Turismo, em janeiro de 2019, estamos trabalhando diuturnamente para ressignificar a importância da nossa gastronomia, sob o novo olhar do turismo no DF."
Segundo o Presidente do Sindhobar Jael Silva, “a primeira semana do festival nos surpreendeu positivamente, porque pudemos observar um movimento significativo na maioria das casas participantes. Com isso, esperamos que haja uma melhora no faturamento de 10% a 15% desses locais.”
A revista Sabor e Sustentabilidade é uma realização do Mundo Mesa e da Associação Semper Fidelis, e conta com apoio da Setur (Secretaria de Turismo do DF), por meio do termo de fomento e do apoio do Sindhobar.
SERVIÇO
Festival Gosto da Amazônia Brasília
Quando: 9 a 26 de setembro de 2021
Mais informações: https://gostodaamazonia.com.br/festival/
Texto e fotos: divulgação
Comments