top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Tenuta Foppa & Ambrosilança ‘As Taças e o Terroir’

Novas degustações exclusivas mesclam vinhos, espumantes, petiscos gaúchos, taças e o primeiro vinho americano feito por uma vinícola brasileira

Agora quem visita a Linha Borghetto, no interior de Garibaldi, no limite com o Vale dos Vinhedos, encontra na Tenuta Foppa & Ambrosi uma nova proposta de experiência sensorial. É a degustação ‘As Taças e o Terroir’, com harmonização de vinhos e espumantes elaborados com uvas cultivadas no Rio Grande do Sul, além do Syrah de Napa Valley, Califórnia – primeiro vinho americano elaborado por uma vinícola brasileira e que chegou ao Brasil este mês num inédito processo de importação -, com petiscos gaúchos. A exclusividade se completa com o uso de taças selecionadas – Riedel e Strauss – que realçam as características de cada rótulo.


“As taças são a chave da experiência. São elas que fazem a mágica acontecer, criando uma harmonia perfeita para cada harmonização”, garante um dos diretores, o enólogo Lucas Foppa, ideia compartilhada pelo sócio, também enólogo, Ricardo Ambrosi. “Cada vinho merece o melhor para se expressar plenamente. Com estas taças, garantimos uma degustação precisa. A forma e o tamanho das taças foram projetados para trazer o melhor de cada variedade de uva, elevando a experiência a um novo patamar de sofisticação”, avaliza Ambrosi, responsável técnico da vinícola.

 

A experiência traz uma seleção diversificada de sete rótulos, incluindo espumantes e vinhos, cada um com um acompanhamento exclusivo para uma experiência única. O ritual segue três tipos de degustação, conforme a preferência do visitante, sendo elas: Harmonização Regional, Harmonização por Afinidade ou Concordância e Harmonização por Contraste. São opções que celebram a cultura gaúcha, diversidade de sabores e texturas em equilíbrio e em contraste. Interessados podem agendar a experiência pelo site www.tenutafa.com.br ou pelo whatsApp 54 3771-7535.


DEGUSTAÇÕES

Harmonização Regional: Sabores autênticos do Rio Grande do Sul com vinhos que têm raízes profundas na região. Os petiscos selecionados realçam os sabores locais, proporcionando uma harmonização que celebra a cultura gaúcha.

Harmonização por Afinidade ou Concordância: Harmonia entre vinho e petisco, onde cada mordida parece ter sido feita sob medida para cada gole. Essa harmonização realça as semelhanças de sabor e textura, criando uma experiência de degustação equilibrada e precisa.

Harmonização por Contraste: Diversidade de sabores, onde vinhos e petiscos contrastantes desafiam os sentidos. Essa experiência é ousada, intrigante e surpreendente.

 

AS TAÇAS

Taça 1: ESPUMANTE: Prosecco. TAÇA: Riedel Prosecco. HARMONIZAÇÃO: Focaccia com presunto cru. Tipo da harmonização: Por afinidade.

Taça 2: VINHO: Cultura Chardonnay. TAÇA: Bourgogne. HARMONIZAÇÃO: Queijo Parmesão. Tipo de harmonização: Por contraste.

Taça 3: VINHO: Pinot Noir. TAÇA: Riedel Pinot Noir. HARMONIZAÇÃO: Pão com caponata. Tipo de harmonização: Regional.

Taça 4: VINHO: Insolito V. TAÇA: Riedel 001. HARMONIZAÇÃO: Queijo Grana. Tipo de harmonização: Por afinidade.

Taça 5: VINHO: Napa Valley Syrah TAÇA: Riedel Syrah. HARMONIZAÇÃO: Copa. Tipo de harmonização: Por afinidade.

Taça 6: VINHO: Sangiovese. TAÇA: Brunello. HARMONIZAÇÃO: Pão com geleia de morango. Tipo de harmonização: Por contraste.

Taça 7: ESPUMANTE: Moscatel. TAÇA: Espumante Brasileiro.  HARMONIZAÇÃO: Damasco com mel. Tipo de harmonização: Por afinidade.

 

Fotos: Divulgação Tenuta F&A

Comentários


bottom of page