Jovem vinícola com sede em Garibaldi e Napa Valley comemora reconhecimento da qualidade engarrafada nos dois países
Os jovens enólogos Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi são só alegria. É que a Tenuta Foppa & Ambrosi, vinícola que eles criaram em 2017, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, e em 2021, no Napa Valley, Califórnia, acaba de ser reconhecida com Medalha de Ouro com trêss rótulos, dois gaúchos e outro californiano. A trinca de medalhas mostra que os ‘guris’ não têm limites para elaborar vinhos de qualidade que exaltam o melhor de cada terroir. As Medalhas de Ouro foram conferidas pelo 12º Brazil Wine Challenge aos rótulos F&A Brazilian Collection Cabernet Franc 2022, Viticcio Espumante Brut Bianco e F&A American Collection Syrah, este feito no Napa Valley.
O F&A Brazilian Collection Cabernet Franc 2022 contempla uvas de Pinheiro Machado com um lote de 5.200 garrafas. Este vinho permaneceu durante 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Esta linha representa o novo momento da Tenuta Foppa & Ambrosi, marcando a internacionalização da marca com uma coleção de uvas brasileiras e cortes que mostram o potencial do país indo além de castas tradicionais.
Elaborado com uvas da Serra Gaúcha, o Viticcio Espumante Brut Bianco é um exemplar da linha que valoriza a elegância e a fineza. Depois de permanecer por seis meses em contato com as leveduras para extração de cremosidade, corpo e volume de boca, além de complexidade, este espumante atinge um patamar muito elevado. Entre os produtos mais vendidos da vinícola, este espumante nasce da maturação correta das uvas e da essência da Serra Gaúcha.
O F&A American Collection Syrah 2021, primeiro vinho americano feito por uma vinícola brasileira, completa o trio Ouro. Elegante e intenso, com uvas de Coombsville, Napa Valley, e envelhecimento em carvalho francês, este vinho é uma criação ousada dos jovens enólogos brasileiros, uma celebração da inovação e paixão na vinicultura brasileira. O rótulo também está disponível no Brasil, podendo ser adquirido diretamente na vinícola em Garibaldi, na Serra Gaúcha, e no site oficial.
Um pouco de história
Tudo começou com quatro caixas de 15 quilos da uva Marselan, que logo se tornariam 45 garrafas de um vinho que até hoje segue sem nome, mas que para eles se tornou o grande marco de suas vidas. A Safra era 2017. Eles tinham apenas 21 anos. Empolgados com a experiência, resolveram ir um pouco além, debruçando-se no que viria a ser um negócio. E a produção comercial nasceu com 300 garrafas de um Cabernet Sauvignon 2017 batizado com a marca Tra Nodo. Em seis anos, a vinícola chega a mais de 30 rótulos autorais Super Premium e prevê um incremento de 20% até o final de 2024. Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi, hoje com 28 anos, nem imaginavam a grande transformação que estava por vir com a jovem Tenuta Foppa & Ambrosi, tornando-se a primeira vinícola brasileira a fazer vinhos no Napa Valley, na Califórnia, em 2021.
Com um conceito de descentralização de terroir, a vinícola compra toda uva usada nos seus vinhos de viticultores instalados em cidades da Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha. Hoje, a empresa mantém parcerias colaborativas para o maquinário que viabilizam todo processo. Quem visita a Foppa & Ambrosi encontra um ambiente propício à cultura do vinho, com visitação e espaço para degustações e experiências enogastronômicas, podendo agendar almoços e jantares assinados por chefs. A proposta é valorizar a brasilidade nos seus aromas e sabores. O portfólio atual possui cinco espumantes, 19 vinhos tintos, seis brancos e um rosé, todos em pequenos lotes. O maior lote hoje é da linha Reserva - Cabernet, Marselan e Trebbiano, cada um com 6.000 garrafas cada.
Mesmo com poucos anos de experiência, Foppa e Ambrosi mostraram que estão maduros para o negócio. Avaliaram muito bem o cenário, na velocidade de quem não perde tempo para uma boa oportunidade, e, numa iniciativa histórica, criaram, em 2021, a versão americana da Tenuta Foppa & Ambrosi nos Estados Unidos, com os sócios Alberto Mendoza e Miguel Cará. A produção é conduzida sempre sob orientação dos dois jovens enólogos brasileiros. A parte operacional ficou com Mendoza e a parte corporativa com Cará. Agora, Foppa e Ambrosi dividem a rotina entre as safras no Brasil e na Califórnia. Além da filial no Napa Valley, a Tenuta Foppa & Ambrosi também possui uma unidade em São Paulo que serve de base para a distribuição própria e o atendimento aos clientes.
Fotos: Divulgação
Comentarios