• Cris Jardim

Safra 2021 será degustada em 25 estados, além do DF

Maior degustação de vinhos de uma safra do mundo segue em formato híbrido, devendo envolver mais de 2,5 mil pessoas somente no dia 6

Teve kit que percorreu mais de 5 mil quilômetros, do Sul ao Norte do país. Teve kit que viajou de avião, de caminhão, de carro, numa mega operação para fazer chegar à casa de cada brasileiro que vai viver em casa, em família ou entre amigos, a 29ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021. OS 700 kits colocados à venda foram adquiridos por apreciadores de 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Serão cerca de 2,5 mil pessoas envolvidas com o evento que acontece em Bento Gonçalves no dia 6 de novembro, a partir das 17h, no Dall’Onder Grande Hotel. A transmissão ao vivo é aberta ao público pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube.

Com este novo formato, lançado ainda no ano passado em razão da Pandemia do Coronavírus, a ABE transformou a Avaliação Nacional de Vinhos, já reconhecida como a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, num espetáculo que pode ser visto de qualquer lugar do planeta. “Num momento de incertezas, ousamos e descobrimos que não há limite para promover o vinho brasileiro. Encontramos uma forma de ir muito além, chegando na casa de apreciadores de todas as regiões brasileiras. A ideia do kit estimulou o encontro, mesmo que restrito, mostrando que o vinho é uma bebida social, carregada de cultura e história. Nosso desejo é que dia 6, o Brasil se junte a nós para viver o seu vinho, o vinho brasileiro”, convida o presidente da ABE, enólogo André Gasperin.

Este ano, as 11.200 garrafas de 187 ml – 700 de cada uma das 16 amostras, serão abertas nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. Mesmo em casa, essas pessoas estarão degustando em primeira mão, juntamente com os enólogos e comentaristas, os 16 vinhos representativos da Safra 2021. Além das 16 garrafinhas, três taças personalizadas de cristal formam o conjunto para esta viagem pelo Brasil através do vinho. O kit inclui, ainda, Fichas de Degustação e a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, além de duas baby Chandon para brindar o maior momento do vinho brasileiro.

O envio foi feito pela ABE por transporte privado. Todo material foi embalado numa caixa personalizada de papelão com isopor para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas. Para os que não conseguiram adquirir o kit, o que muda é a experiência de poder acompanhar degustando um vinho brasileiro da preferência.

SERVIÇO

O que? 29ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021

Quando? 6 de novembro, a partir das 17h

Onde? Canal da Associação Brasileira de Enologia no Youtube

Texto concecido com Conceito.com


Fotos: Jeferson Soldi

Legendas:

Participantes on-line em 2020

Estúdio da edição passada