• Cris Jardim

SAFRA 2020: da barrica para sua taça

Chega ao mercado o super-premium Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay 2020 DOVV, primeiro rótulo lançado no ano pela Vinícola Miolo



Ele carrega o nome do patriarca da família numa homenagem ao imigrante italiano Giuseppe Miolo, que chegou no Vale dos Vinhedos em 1897, onde hoje está instalada a Vinícola Miolo. É o primeiro branco super-premium da marca, fermentado e amadurecido em barricas de carvalho francês. As 11.533 garrafas chegam para encantar os consumidores, como um autêntico exemplar da Safra 2020 – a Safra das Safras. Estamos falando do Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay 2020, com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV).

Elaborado com uvas Chardonnay cultivadas nos vinhedos próprios da Família Miolo no Vale dos Vinhedos, é um vinho marcante, de sabor inconfundível, que traz a identidade da única região do país com DO de vinhos. Para quem aprecia vinho branco ou está em busca de um rótulo diferenciado para este verão, o Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay é uma excelente dica também para quem deseja degustar a melhor safra da história da vitivinicultura brasileira. As uvas sãs, maduras e em perfeito estado de maturação, contribuíram para a excelência do produto. O vinho recebeu prêmios em concursos internacionais no Brasil, China, Estados Unidos, França e Reino Unido.

A Safra 2020 foi marcada por 343 horas de frio, com temperatura igual ou inferior a 7,2°C, concentrado nos meses de julho e agosto, atrasando em 15 dias a brotação se comparada a safra lendária de 2018, quando foram registradas 187 horas de frio. Uma primavera chuvosa – 247mm contra 215 mm de 2018 - ocasionou o abortamento de cachos, diminuindo a produção. Entretanto, a forte estiagem do verão, que começou ainda em dezembro de 2019, com picos de temperaturas médias a altas e noites amenas, contribuiu para a qualidade superior das uvas. Este vinho é resultado da união perfeita entre a natureza e a intervenção do homem. Para Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group, o grande ponto a ser destacado é a procedência com origem comprovada. “O Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay é um exemplar da casta branca mais representativa do Vale dos Vinhedos, que expressa a identidade desta uva que nasce no Vale dos Vinhedos. Este é um de nossos vinhos com Denominação de Origem, motivo de orgulho e que nos move a seguir fiéis aos nossos princípios desde o início”, destaca.

Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay DOVV Safra 2020

Límpido, traz linda tonalidade de cor, indo do amarelo-esverdeado ao palha. Marcante intensidade aromática, harmonizando bem as notas de frutas como pêssego, pera, damasco, abacaxi em calda com as notas do carvalho e também de mel. Apresenta intensa cremosidade, acompanhada de bom volume em boca, acidez equilibrada e retrogosto prolongado. Melhor degustá-lo com temperatura entre 10ºC e 12ºC.

Ideal como aperitivo, pode acompanhar saladas, carnes brancas, massas com molhos vermelhos ou brancos, pizzas cárneas, queijos de massa mole e pratos elaborados da culinária amazonense, caiçara e outras regiões litorâneas brasileiras.

Imagem: Divulgação Miolo