• Cris Jardim

Para elas e para eles

‘Entre Mulheres e Vinhos’ é um encontro de sete mulheres dirigido a todos que apreciam este universo dos sentidos

Elas têm muito a dizer. São histórias de amor, coragem, profissionalismo e ousadia, regadas a vinho. Essas sete mulheres se reúnem nesta quarta, 31 de março, em evento online no canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no youtube, a partir das 20h. O acesso é gratuito e o encontro é dirigido a homens e mulheres. Basta abrir um vinho brasileiro e assistir o que a Andreia Debon, Bruna Cristofoli, Deisi da Costa, Ivane Fávero, Luciana Froes, Patrícia Possamai e Regina Vanderlinde têm a dizer. Basta abrir um vinho brasileiro e degustar aromas, sabores e emoções. Essência di Fiori, Sicredi Serrana, Todeschini, Verallia, Biotecsul, Cuvée Vinoboutique e Uvibra/Consevitis são patrocinadores.

Uma pesquisa feita na Inglaterra, por exemplo, conduzida pela Vinexpo, mostra que oito em cada 10 garrafas de vinho são compradas por mulheres. Outra pesquisa publicada em 2018 na revista Food Quality and Preference, comprova que as mulheres têm um paladar mais apurado e, portanto, são capazes de distinguir sabores que normalmente não são percebidos pelos homens. Aqui no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), a participação das mulheres em cursos de formação representa 50% dos alunos, em alguns estados até mais. Além disso, dos 300 profissionais que integram o quadro social da ABE, 58 são mulheres.

O presidente da ABE, enólogo André de Gasperin, destaca que a participação feminina no setor vitivinícola brasileiro é cada vez mais presente. “Elas conquistaram um espaço que sempre foi predominantemente masculino e estão mostrando que competência não depende de gênero”.

TEMAS E MULHERES

MEDIAÇÃO: ANDREIA DEBON – Jornalista e sommelière

Viagens, Enoturismo e Amor: IVANE FÁVERO – Turismóloga e blogueira

Empreender não tem sexo, nem idade: BRUNA CRISTOFOLI – Enóloga e gestora

Vinho é coisa de mulher: DEISI DA COSTA - Sommelière

Histórias com Aromas e Sabores: LUCIANA FROES – Jornalista

Bella Wines – O espumante com colágeno: REGINA VANDERLINDE – Doutora em Enologia e Presidente da OIV - PATRÍCIA POSSAMAI – Enóloga e sommelière

SERVIÇO

O que? Entre Mulheres e Vinhos

Quando? 31 de março de 2021, às 20h

Onde? Canal da ABE no Youtube

(https://www.youtube.com/channel/UCY0d3OvtXT1prDV3xXNtVEg)

Acesso gratuito.


Texto e foto: divulgação da assessoria de imprensa