top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Outubro Rosa: 5 hábitos para prevenir o câncer de mama

Frutas e vegetais com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, pitaya vermelha e tomates, são os mais indicados para a prevenção da doença


Brasília, 3 de outubro de 2022 – Alimentação saudável, controle do peso e prática regular de atividade física são grandes aliados na prevenção do câncer de mama. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de cinco hábitos que ajudam a diminuir as chances de desenvolver a doença. Estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que o peso da alimentação nesse contexto ganha cada vez mais relevância, e hábitos saudáveis são capazes de evitar 28% dos casos. Uma rotina de autocuidado e a realização de exames periódicos integram os alertas da campanha Outubro Rosa, movimento que visa a conscientização da população sobre a doença. A nutricionista explica que consumir uma média de 500 gramas ou cinco porções ao dia, entre verduras, frutas e legumes, fornece ao corpo vitaminas, minerais, fitoquímicos e compostos antioxidantes que previnem o câncer de mama. “Esses compostos atuam na saúde celular e fazem a prevenção”. As frutas e vegetais com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, pitaya vermelha, cereja, melancia, tomates, são os mais indicados, segundo Renata, para a prevenção da doença. “Cúrcuma, brócolis, gengibre, alho, cebola e grãos em geral, incluindo a soja, também devem ser consumidos com frequência”, orienta a especialista. Os alimentos fontes das gorduras boas, como azeite, abacate, castanhas e peixes devem fazer parte da dieta regular. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o Inca estima que em 2022, ocorrerão 66.280 casos novos. “Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, com excesso de sódio, conservantes e gorduras trans ajuda a diminuir as chances de incidência da doença. Bebidas alcoólicas, sucos artificiais e refrigerantes devem ser consumidos raramente”, afirma.

5 hábitos que ajudam a diminuir a chance de câncer de mama 1 - Consumir pelo menos 2 porções de legumes e verduras e 2 a 3 porções de frutas todos os dias; 2 - Consumir alimentos ricos em antioxidante e fitoquímicos regularmente (cúrcuma, gengibre, frutas vermelhas, oleaginosas); 3 - Manter controle de peso saudável; 4 - Fazer atividades físicas de forma regular; 5 – Ter uma rotina de autocuidado com a realização de consultas e exames periódicos; Renata ensina 3 receitas fáceis de fazer para manter uma alimentação saudável:

Salada de folhas com melancia 1 xícara de melancia cortada em cubinhos 1 xícara de mini tomates partidos ao meio ½ xícara de coco seco em lascas ½ xícara de folhas de hortelã lavadas ½ maço de rúcula Azeite e sal a gosto para temperar Modo de preparo: Acomode as folhas de rúcula previamente lavadas em uma saladeira. Por cima, acomode a melancia em cubos, o tomate, o coco em lascas e as folhas de hortelã. Finalize com uma pitada de sal e azeite e sirva em seguida.

Bowl antioxidante 1 pitaya vermelha 1 banana congelada 2 colheres de sopa de iogurte grego 1 kiwi 4 morangos 1 colher de sopa de semente de abóbora Modo de preparo: Bata no liquidificador a banana congelada, o iogurte e a pitaya. Coloque em um bowl e por cima acrescente os morangos e o kiwi picados.

Smoothie Amarelo 200ml de água de coco ½ banana congelada ½ colher de café de açafrão da terra Polpa de 1 pêssego maduro Modo preparo: Bata tudo no liquidificador ou no mixer e sirva em seguida.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação. Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page