top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Ouro para Seival Brut

Espumante feito pela Miolo com uvas cultivadas em Candiota ganha premiação no 19º Concurso de Vinhos e Destilados





O Seival by Miolo Brut, elaborado com um corte de vinho base de uvas Chardonnay e Pinot Noir cultivadas na Campanha Meridional, ganhou Medalha de Ouro no 19º Concurso Nacional de Vinhos e Destilados do Brasil, realizado de 6 a 8 de outubro no Bourbon Atibaia Resort, em São Paulo. O espumante exalta o frescor e a sofisticação da bebida, expressados pelas castas e pelo processo Charmat.

O terroir da Campanha Meridional tem se destacado no cultivo dessas variedades, resultando em uvas com acidez ideal para a elaboração de grandes espumantes. Além disso, as últimas safras tiveram expressivo número de horas de frio, superior a 450 horas. Esse somatório foi suficiente para que as variedades pudessem superar em sua totalidade o período de dormência. A forte estiagem dos verões, com picos de temperaturas médias a altas e noites de temperaturas amenas, também contribuiu para a sanidade e maturação das uvas.

“Este Ouro mostra nosso domínio deste terroir, extraindo dele o melhor não apenas para vinhos finos como também para espumantes. A Campanha Meridional tem um potencial incrível, que podemos degustar na taça em muitos rótulos da Miolo que nascem nesses vinhedos”, comemora o enólogo Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo.




O espumante

Límpido, de coloração amarelo palha com nuances esverdeadas, coroa elegante, perlage fina, delicada e constante, este espumante traz aromas delicados, de frutas tropicais que destacam o abacaxi e o melão, com traços de hortelã. Alto frescor conferido pela sua acidez equilibrada e boa persistência gustativa. Ideal ser apreciado com temperatura entre 6ºC e 8ºC. Excelente com aperitivo e brinde comemorativo, também harmoniza com saladas de folhas e tomate (desde que não contenham vinagre), carpaccios, ovas de peixes, frutos do mar, bolinhos de bacalhau e acarajé. A efervescência e acidez combinam com comidas gordurosas e com tendência à doçura.

O concurso

Das 445 amostras inscritas, 128 foram de vinhos e espumantes e mais de 300 de destilados. Avaliadas por um júri formado por jornalistas, enólogos, sommeliers e enófilos, as amostras representaram diversas regiões produtoras brasileiras. O concurso é realizado pela Market Press, empresa que desenvolve o setor de bebidas adultas com publicações especializadas, feiras, seminários e concurso. As bebidas foram servidas em taças higienizadas, em mesas únicas para cada jurado, com distanciamento exigido, em ambiente arejado, com garçons devidamente paramentados com os equipamentos de proteção. Todas as medidas de controle sanitário foram tomadas.

Imagem: Divulgação Miolo

bottom of page