• Cris Jardim

O vinho brasileiro chegou lá

Mais de 3 mil pessoas estiveram unidas neste sábado, 6 de novembro, na maior Avaliação Nacional de Vinhos da história, degustando e descobrindo a representatividade da Safra 2021

O vinho brasileiro definitivamente chegou lá. Consolidado, com reconhecimento em todo o mundo, passou a ser a nova paixão do brasileiro. É uma relação de amor com o que é produzido aqui, em 26 regiões de 10 estados do país, mostrando a qualidade e diversidade de vinhos e espumantes únicos. E a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021, realizada no sábado, 6 de novembro, a partir das 17h, mostrou esta realidade ao reunir mais de 3 mil apreciadores em todo o Brasil, além de 180 pessoas, entre comentaristas, patrocinadores e enólogos, no estúdio montado no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. Unidos pelo vinho, todos degustaram as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2021. A transmissão ao vivo pelo canal da Associação Brasileira de Enologia no Youtube tornou o evento ainda maior e segue disponível para quem quiser viver a experiência. O acesso foi aberto e gratuito a todas as pessoas. Porém, somente aqueles que adquiriram os kits puderam acompanhar o evento degustando cada amostra.

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, abriu a 29ª edição do evento emocionado, falando do orgulho que é estar a frente de mais uma Avaliação justamente no melhor momento da história do vinho brasileiro. “O Brasil está unido em torno do vinho brasileiro. Por isso, convido todos a viver o seu vinho, o vinho brasileiro, que bateu na porta de milhares de brasileiros para uma jornada incrível”. Das 406 amostras, 154 de 35 vinícolas se classificaram entre os 30% mais representativos da Safra 2021.

Dos 16 comentaristas, 14 foram presenciais e dois participaram diretamente de suas casas. Convidados pela ABE, mostraram que o vinho independe de profissão, classe social, raça ou religião, expressando a diversidade do país ao reunir no mesmo grupo enólogo, sommelier, consultor, cineasta, ator, atleta, médico, escritor, jornalista, wine influencer e até Imperatriz, mostrando que a ABE vem promovendo o vinho brasileiro para diversos públicos. “O vinho brasileiro precisa estar em todas as regiões brasileiras e a Avaliação está cumprindo este papel, promovendo a produção local e mostrando ao brasileiro a qualidade do que é elaborado pelas vinícolas do Brasil”, destaca Gasperin. Ari Gorenstein, Bárbara Bortolini, Daniel Arraspide, Diego Bertolini, Edegar Scortegagna, Fernanda Garay, Jayme Monjardim, Juan Alba, Leandro Baena, Michael Waller, Moisés Perez, Osvaldo Amado, Paula Daidone, Regina Vanderlinde, Ricardo Castilho e Rogerio Dardeau integram o painel.

No total, foram 1.000 kits, sendo 700 comercializados e 300 entre o público presencial e ação com mais de 120 jornalistas, blogueiros e influenciadores em seis pontos físicos – Cobo Wine Bar (Bento Gonçalves), Boccati (Caxias do Sul), Depósito de Vinhos e Banca do Holandês (POA), Adega Nacional (Florianópolis) e Vinhos de Bicicleta (São José dos Campos – SP). Cada um dos kits tinha 16 garrafas (187 ml), todas numeradas de 1 a 16, para que os apreciadores pudessem degustar as amostras ao mesmo tempo que os comentaristas, acompanhando a transmissão ao vivo. O conjunto incluiu, ainda, três taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O material foi embalado numa caixa personalizada de papelão com proteção para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas. Duas baby da Chandon acompanharam o kit para brindar o momento.


LINK PARA ASSISTIR O EVENTO: https://www.youtube.com/watch?v=BtRdfPmV4CI


Fonte concedida por Conceito.com