• Cris Jardim

Noru: Um pedaço do Japão em Brasília

O restaurante, a mais nova atração do Noroeste,oferece pratos inéditos com experiência de chef que atuou em restaurantes premiados


Culinária japonesa, com toque brasileiro e sotaque brasiliense. Esse é o conceito do Noru. O restaurante localizado no coração da comercial do Noroeste, a mais nova região administrativa e uma das mais queridas e acolhedoras de Brasília, traz uma experiência gastronômica nipo-tupiniquim inédita com a expertise do chef William Nishimura, que tem em sua bagagem a atuação em casas com estrelas Michelin.

O restaurante idealizado pelos sócios Filipe Pataro, Bruna Mothé e Marcos Souza, casa abriu as portas no dia do aniversário de Brasília, 21 de abril, para receber aqueles que estejam dispostos a desfrutar de uma comida de alto nível sem precisar viajar para outras cidades em busca de um bom restaurante japonês. Além disso, os clientes estarão em um local que tem um design arquitetônico que remete ao Distrito Federal, tendo por exemplo, o teto que remete a escamas de peixe e também, visto por outro ângulo, curvas do arquiteto Oscar Niemeyer. E também, o jogo americano que lembra a disposição das quadras do Noroeste vista de cima, e na logomarca, que também faz alusão aos traços de Niemeyer.

Entre os atrativos do estabelecimento está uma vasta carta de drinks, vinhos, e demais bebidas com a temática oriental. Além, é claro, das diversas opções de pratos inéditos e outros com assinatura e releitura para comidas japonesas já conhecidas.

Experiência gastronômica

Noru, em sua origem da semântica oriental, pode ter o significado de evolução. É com a ideia de desenvolver o ineditismo no serviço, preparo dos pratos e dos ingredientes que o restaurante se difere dos demais. Segundo Filipe Pataro, as receitas disponíveis no menu são preparadas na “cozinha do cliente”. Os pratos são apresentados em um menu degustação de dez etapas, que conta com comidas quentes e frias e uma sobremesa, servidos pelo próprio sushiman, o chef Nishimura.

No cardápio, o cliente vai poder degustar pratos compondo camarão tigre, vieiras, enguia, lagosta, ouriço, foie gras, e até o “king crab”, uma espécie de caranguejo gigante. Para quem gosta das opções de peixes mais tradicionais é possível provar os conhecidos salmão, haddock defumado, atum, anchova negra, blue fin, torô, além de camarões e outras iguarias da culinária oriental.


Pataro destaca que “surpreender o cliente” é o foco do atendimento. E para isso o restaurante oferece entre os seus serviços a oportunidade de experimentar o “menu confiança” – Omakase. Segundo ele, a experiência Omakase do Noru desperta o quinto sentido do paladar, amplia e ultrapassa sentimentos que superam o ácido, doce, amargo e salgado, conhecido como Umami. E para usufruir dessa experiência, com nove pratos e uma sobremesa, o investimento é de R$ 337,81 - fator interessante que faz referência ao DDI do Japão (+81). Dependendo dos ingredientes o valor pode sofrer alterações. E, se for parar para pensar, uma economia, pois só de passagem para São Paulo se gastaria muito mais.

E para os que amam um drink, a casa não mediu esforços na produção de bebidas exclusivas. Começando pelo Moscow Izu, uma releitura do Moscow Mule, que é feito à base de saquê e espuma de wasabi, além do Sakura feito com suco de gengibre e muitos outros. O que não falta é opção para agradar o paladar de qualquer um.

Noru no Noroeste

Abrir um negócio no Noroeste, que é uma área nobre e ainda em construção, deu origem quando Filipe, Bruna e Marcos, a partir de uma pesquisa com os moradores do local, diagnosticou que o maior desejo para aquela área era um restaurante de gastronomia japonesa.

“A comida leve, saudável, com um toque de requinte e lazer, poderia somar a esse sentimento na hora de montar o restaurante. E o local, no centro comercial o do Noroeste é perfeito, pois possibilita que o público não só da vizinhança conheça, mas toda a sociedade brasiliense tenha a oportunidade de ajudar a consolidar o local como uma referência da culinária oriental”, afirmou Filipe.

E se você ficou curioso para conhecer esse pedacinho do Japão dentro de Brasília, não perca essa recepção calorosa que inclui o Otoshi – um mimo para o cliente a escolha do chef a cada visita, cheio de detalhes e especialidades. Além da modalidade pet friendly que permite você levar o seu amigo de quatro patas no passeio.

Para reservas, entre em contato no (61) 99276 0230 e acompanhe também todas as novidades no Instagram do Noru: https://www.instagram.com/norusushi

Serviço:

Noru Sushi Lounge Endereço: Condomínio Stylo – CLNW 10/11, Bloco B – Lojas 2 e 3 – Noroeste Telefone: (61) 99276 0230 Funciona de terça a domingo, das 18h às 0h (nos finais de semana também das 12h às 16h) Instagram: @norusushi Menu on-line: https://www.hubt.com.br/sushi-noru-lounge/#NORU-OMAKASE

Fotos: Agência Extrema