• Cris Jardim

Motivos para inserir a ameixa na rotina e começar o ano da melhor forma

Além dos benefícios para o intestino, a fruta também é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, e pode ser incluída em receitas fáceis e deliciosas


Brasília, 3 de janeiro de 2022 – Após as festas de final de ano, chegou o momento de fazer um “detox”, renovar as energias e dar início a 2022 de um jeito leve. E, para auxiliar ainda mais nesse processo, a ameixa pode ser uma excelente opção.


Da mesma família do pêssego e do damasco, a ameixa tem um sabor único, que mistura o toque doce com uma leve acidez, e, segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, “é uma fruta rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajudam no nosso metabolismo e dão suporte para o corpo executar as funções de detoxificação”.


Uma propriedade muito conhecida da ameixa é sua ação no intestino, prevenindo a constipação, melhorando a absorção de nutrientes e ajudando o corpo a reduzir a retenção de líquidos. “Vale lembrar que é importante consumir água de forma adequada para aproveitar ao máximo os benefícios da ameixa em relação ao funcionamento intestinal”, explica a nutricionista.


Além disso, a fruta também é fonte de fibras, responsáveis por auxiliar no aumento da saciedade e a equilibrar os níveis de colesterol no sangue; possui pouquíssimas calorias (cada 100g possuem aproximadamente 50 kcal) e contém betacaroteno, que protege a pele contra os danos causados pelo sol.


Essa saborosa frutinha ainda traz mais praticidade à rotina, pois, além do seu consumo in natura ser o mais indicado para a melhor absorção dos nutrientes, ela também pode ser o ingrediente principal de receitas práticas, fáceis e deliciosas, como essas 4 opções trazidas por Renata Guirau.


Não deixe de experimentar e se delicie em qualquer momento do dia!


Smoothie de ameixa


Ingredientes

400mL de água de coco

3 ameixas picadas com casca

½ xícara de chá de amoras congeladas

1 maçã cortada em cubos

Suco de 1 limão


Preparo

Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida, sem coar.

Se desejar, pode bater com gelo ou congelar as ameixas antes de bater.



Geleia caseira de ameixa


Ingredientes

3 xícaras de ameixa picada, sem caroço

1 xícara de açúcar

Suco de 2 limões


Preparo

Misture todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo até formar consistência de compota ou geleia.

Guarde em um pote de vidro na geladeira, após esfriar.


Suco de ameixa com limão siciliano


Ingredientes

2 ameixas frescas

1 maçã média

Suco de 1 limão siciliano

300mL de água


Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e sirva em seguida.

Se desejar, pode acrescentar gelo na hora de bater.



Picolé de ameixa


Ingredientes

2 copos de iogurte natural

1 copo de geleia caseira de ameixa

Açúcar ou adoçante a gosto


Preparo

Bata tudo no liquidificador ou mixer.

Leve ao freezer em forminhas para picolé ou copos descartáveis, com palito de sorvete.


Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/

Siga o Oba Hortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

Fotos: divulgação