• Cris Jardim

Mini Tomate: confira os benefícios da fruta para o corpo e para a pele

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, destaca que o mini tomate é fonte de nutrientes com ação antioxidante


Brasília, 24 de janeiro de 2022 – O mini tomate, conhecido popularmente como tomate cereja, é originário de regiões do Chile e do Peru. Podendo ser encontrado nas cores vermelha e amarela, ele é rico em nutrientes, vitaminas e minerais, e possui uma pequena quantidade de calorias, além de promover diversos benefícios para o corpo e para a pele, se tornando, então, ideal para compor qualquer refeição do dia.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, conta que o mini tomate é fonte de nutrientes com ação antioxidante. “Ele ajuda a reduzir o envelhecimento precoce das nossas células, prevenir doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares e também tem ação protetora contra os danos causados pelos raios solares à nossa pele.”, afirma.

A nutricionista também destaca que o mini tomate é fonte de potássio, possui licopenos e betacaroteno, ácido fólico, vitamina C, carboidratos e fibras. “A fruta atua no reforço do sistema imunológico, na produção natural de colágeno, no bom funcionamento do intestino, previne anemias, protege a pele, reduz o risco de doenças cardiometabólicas e é importante para a saúde cardiovascular e muscular.”, ressalta.

Além disso, Renata salienta a importância da ingestão do tomate cereja por grávidas e homens, já que o ácido fólico presente no mesmo é uma vitamina importante para as gestantes, pois atua na formação do sistema nervoso do bebê, e ele ainda é aliado na prevenção do câncer de próstata.

Sendo assim, a nutricionista selecionou receitas fáceis e práticas que possuem os mini tomates como destaque, para inserir na rotina:

Espetinho caprese com pesto de rúcula

Ingredientes

Tomates cereja

Bolinhas de mussarela de búfala

Azeitonas pretas sem caroço

Palitos para petisco

1/2 xícara de chá de azeite

2 colheres de sopa de parmesão ralado

1 dente de alho amassado

4 nozes

1/2 xícara de folhas de manjericão

4 a 5 folhas de rúcula

Sal a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador ou mixer o azeite, o parmesão, as nozes, o manjericão, a rúcula e o sal. Monte os espetinhos, com um tomate cereja, uma bolinha de mussarela e uma azeitona preta. Regue com o molho pesto ou sirva o espetinho em um recipiente com o molho.


Tomatinhos confit

Ingredientes

500 gramas de tomate cereja

200 ml de azeite

2 dentes de alho cortados em lâminas

1 colher de café de de sal

1 colher de café de açúcar

1 pitada de pimenta preta moída na hora

Folhas de manjericão ou alecrim a gosto

Modo de preparo

Coloque os tomatinhos em uma assadeira e regue com o azeite. Adicione os temperos sobre os tomates e misture bem. Leve ao forno por cerca de 1 hora, misturando na metade do tempo para que os tomatinhos não grudem no fundo da assadeira



Risoto de tomate cereja com mussarela de búfala

Ingredientes

1 cebola média picada

4 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de chá de arroz arbóreo

1/2 xícara de chá de vinho branco seco

1 litro de caldo de legumes fervente

500 g de tomates-cereja em metades

Sal a gosto

200 g de mussarela de búfala cortada em cubos

1/4 de xícara de chá de folhas de manjericão

1/4 de xícara de chá de parmesão ralado

Modo de preparo

Refogue a cebola com metade da manteiga. Acrescente o arroz e refogue por cerca de 2 minutos. Acrescente o vinho e mexa bem, cozinhando em fogo baixo até evaporar. Adicione 2 conchas do caldo de legumes e mexa até evaporar. Acrescente os tomates, tempere com sal a gosto e finalize o cozimento, até o arroz ficar al dente. Desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga e o queijo parmesão. Incorpore bem e sirva logo em seguida.

Focaccia de tomate cereja

Ingredientes

1 xícara de chá de água morna

1 colher de sopa de açúcar demerara

10 gramas de fermento biológico seco

1 colher de chá de sal

2 xícaras de chá de farinha de trigo

Sal a gosto

4 colheres de sopa de azeite

4 colheres de sopa de alecrim

1 xícara de tomates cereja cortados ao meio

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o trigo, o sal, o azeite, o açúcar, o fermento e a água. Misture bem, tampe e deixe crescer por cerca de 30 minutos. Sove mais um pouco a massa e a acomode um uma forma untada com azeite. Com os dedos, pressione para "marcar" a massa e abrir espaço para acomodar os tomatinhos. Finalize espalhando o alecrim e regue com mais azeite. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos.


Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/

Siga o Oba Hortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

Fotos: divulgação