top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Mercado do vinho investe em comunicação profissional

Marca diferenciada utiliza marketing e imprensa para estar próxima do público

A comunicação é cada vez mais central para as empresas. No mundo corporativo, para se ter uma ideia, os investimentos na área aumentaram em 2022, movimentando R$ 30,2 bilhões no setor. E o mercado do vinho segue essa tendência e vem escalando os benefícios de se comunicar bem com o público. Prova disso são os recentes movimentos da Vinhos Nacionais para impulsionar a sua comunicação, seja por meio do marketing digital ou da assessoria de imprensa.

Leonardo Curra, CEO da loja e clube de assinatura Vinhos Nacionais, acaba de fechar um contrato com a Agência de Marketing Digital O3, de São Paulo, e desde fevereiro conta com os serviços de assessoria de imprensa da Agência Smartcom – Inteligência em Comunicação, do Paraná, à frente de sua comunicação. "Nosso objetivo é buscar cada vez mais uma comunicação estratégica com nosso público, por isso optamos pela assessoria de imprensa com a Smartcom. Já em relação ao marketing digital, a Agência O3 vem ao encontro do que queremos em nossas redes digitas demarcando com força o posicionamento dos nossos produtos", explica Leonardo. “O relacionamento com a imprensa é essencial para empresas que desejam falar diretamente com formadores de opinião e mostrar a eles a qualidade de seus produtos”, explica a gerente executiva da Smartcom, Cris Bittar.

Segundo o CEO, as expectativas da Vinhos Nacionais envolvem também suas redes sociais, perseguindo o que os clientes querem e de acordo com a essência da comunicação entre círculos de amizades no “boca a boca”, algo muito comum entre os consumidores de vinho que indicam esse tipo de produto um para o outro.

“Esperamos mostrar a excelência do nosso trabalho e da marca e, consequentemente, divulgar o Clube Vinhos Nacionais, e, principalmente, o resultado do nosso trabalho de pesquisa extremamente detalhista e diferenciado, trazendo novos produtores a um mercado maior ao fornecerem produtos exclusivos para todo o Brasil", enfatiza, referindo que a comunicação é o primeiro contato que o produto oferece em termos de visibilidade e é o que desperta a curiosidade. Ele lembra ainda do papel essencial que os influenciadores digitais estão tendo na disseminação do conhecimento sobre o vinho nacional.

O CEO da Agência O3, Vinícius Cilino, que realiza o trabalho de mídias sociais, levando a Vinhos Nacionais e seu trabalho diferente para mais pessoas, enfatiza que o marketing digital atua diretamente na ramificação das marcas para públicos mais amplos. Isso porque o Clube Vinhos Nacionais tem um relacionamento próximo com seus clientes, ao realizar e-commerce para os quatro cantos do Brasil de forma personalizada.

"O marketing digital aumenta a credibilidade de que aquela empresa realmente existe, e isso tem que ser bem feito para que o cliente perceba que não se trata de uma armadilha, confiando no produto antes de adquiri-lo", diz.

Vinicius explica que a digitalização do processo de compra não é recente, mas, no caso do vinho, se desenvolveu muito durante a pandemia e logo depois.

"A busca por comodidade, bem-estar e valorização de alguns momentos também se intensificou. Por isso, buscar esses momentos positivos da vida e brindá-los com vinho se tornou uma presença na vida das pessoas. E o vinho é um grande aliado por proporcionar boas experiências. Acreditamos que uma comunicação bem trabalhada alavancará ótimos resultados para a Vinhos Nacionais, em função dos produtos selecionados e dos preços atraentes", ressalta, ao mencionar a estrutura e solidez da marca. Diferencial do vinho brasileiro vale cada vez mais a pena

O mercado competitivo do vinho exige diferenciais que não faltam à marca Vinhos Nacionais. Isso ajuda diretamente e traz resultados computados pela comunicação. O posicionamento em um nicho exemplar exigiu da empresa estratégia e foco e, por isso, cada vez mais faz sentido a valorização da bebida brasileira.

"Por vários motivos, o vinho nacional vem em um momento de crescimento. Um fator foi a sua descoberta na pandemia, em que as pessoas experimentaram o vinho brasileiro, fruto de uma ótima safra. Assim, o consumidor provou um vinho de qualidade e com boas opções de preços. Outro fator se deve, justamente, a uma sequência de safras espetaculares, desde 2018 até 2023, que mantêm um nível muito alto de qualidade com ótimo custo benefício", destaca.

Para Vinícius, a conexão com a Vinhos Nacionais foi imediata em decorrência do produto em evidência. "Temos 23 prêmios nacionais na área de marketing, principalmente com foco digital, e entendemos de bons projetos. Quando a Vinhos Nacionais chegou na agência, percebemos a sua relevância e do segmento ainda mais", finaliza. Sobre a loja Vinhos Nacionais: A Vinhos Nacionais é a maior loja exclusiva de vinhos brasileiros, e tem a frente a curadoria dos sommeliers Leonardo e César Curra. É especializada na seleção e venda de vinhos e conta com mais de 1800 rótulos. Opera por meio da loja física, em um amplo e elegante espaço, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e também pela loja virtual. A marca tem o serviço Clube Vinhos Nacionais, com sócios que recebem mensalmente vinhos selecionados de acordo com os planos inspirados na vindima: Plantação, Brotação, Floração e Maturação. A Vinhos Nacionais é frequentemente indicada entre as cinco melhores lojas do Rio Grande do Sul e César Curra foi eleito Personalidade do Vinho 2021, pela Associação Brasileira de Sommeliers – Seção RS (ABS-RS). Confira mais informações em https://www.vinhosnacionais.com.br.


Foto: divulgação


Kommentare


bottom of page