top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

MÊS DA MULHER: Vino Verace cria kit com seis rótulos feitos por mulheres

Ação que promove o trabalho das mulheres no mundo do vinho é também uma opção para quem deseja presentear durante todo o mês de março


Elas estão cada vez mais presentes no mundo do vinho, seja como produtoras, seja como apreciadoras. Às vésperas de celebrar o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março, a Vino Verace resolveu prestar uma homenagem, convidando seis mulheres de seis vinícolas brasileiras para participar da campanha ‘As Mulheres do Vinho’, numa ação de valorização e promoção da presença feminina no setor. O resultado é um kit único e limitado com seis rótulos indicados e feitos por elas, à venda durante todo o mês de março. Bruna Cristofoli (Cristofoli Vinhos de Família), Juciane Casagrande (Amitié Espumantes e Vinhos), Monica Rossetti (Manus Vinhas e Vinhos), Paola Soares (Vinícola Almaúnica), Paula Guerra Schenatto (Aracuri Vinhos Finos) e Silvana Dallagnol Fellini (Vinícola Don Giovanni) aceitaram o convite para esta primeira edição.

 


Entre os rótulos selecionados estão dois espumantes, dois tintos, um rosé e um vinho branco, sendo eles: Aracuri Collector Blanc de Noir Nature, Don Giovanni Brut Rosé, Almaúnica Super Premium Quatro Castas, Manus Liberum Barbera Clairet, Cristofoli Sangiovese Rosé e Amitié Viognier. “São excelentes vinhos que expressam a diversidade do terroir brasileiro por serem elaborados com uvas cultivadas em diferentes regiões”, destacam os proprietários da Vino Verace, Cássio Poletto Cutulli e Nathan Donatti. Segundo eles, o kit é um convite a degustar vinhos de diferentes estilos e uvas e também uma forma de homenagear todas as mulheres que trabalham na cadeia produtiva da uva e do vinho. Por isso, é uma seleção de rótulos para homens e mulheres apreciarem juntos”.


A campanha de venda entra em vigor no dia 1º de março. Até lá, vídeos das seis mulheres estarão nas redes sociais da Vino Verace, onde a porta-voz da marca, sommelier Deisi da Costa, já deu um spoiler da ação.

 

Uma pesquisa feita na Inglaterra, por exemplo, conduzida pela Vinexpo, mostra que oito em cada 10 garrafas de vinho são compradas por mulheres. Outra pesquisa publicada em 2018 na revista Food Quality and Preference, comprova que as mulheres têm um paladar mais apurado e, portanto, são capazes de distinguir sabores que normalmente não são percebidos pelos homens. Aqui no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), a participação das mulheres em cursos de formação representa 50% dos alunos, em alguns estados até mais. Além disso, dos 300 enólogos que integram o quadro social da Associação Brasileira de Enologia (ABE), 30% são mulheres.

 

O kit está disponível no site www.vinoverace.com.br, através do WhatsApp (54) 9 9242.7464 ou 9 9148.1498 ou pelo e-mail sac@vinoverace.com.br. Para quem deseja conhecer a Vino Verace, a loja física está localizada na Rua Senador Joaquim Pedro Salgado Filho, 164, bairro Cidade Alta, em Bento Gonçalves (RS) ou pode acessar o site www.vinoverace.com.br e o Instagram @vinoverace.



AS MULHERES DO VINHO


BRUNA CRISTOFOLI (ENÓLOGA) – CRISTOFOLI VINHOS DE FAMÍLIA

Herdeira de uma longa linhagem de viticultores italianos que remonta ao tataravô, nasceu em 1986, justamente no ano em que sua família deu início à produção comercial de vinhos. Movida pelo amor à tradição familiar, decidiu trilhar o caminho dos vinhos, consolidando seu destino como enóloga e sócia da Cristófoli Vinhos de Família. Ao longo de sua jornada, Bruna não se limitou às raízes italianas, buscando aprimoramento em estágios na Alemanha, na região de Nahe, e na Itália, em Valpolicella. Sua formação técnica em Enologia e Tecnologia em Viticultura e Enologia solidificaram sua expertise, preparando-a para assumir o comando do negócio familiar. Hoje, como enóloga e sócia da Cristófoli Vinhos de Família, Bruna combina paixão, tradição e conhecimento técnico para criar vinhos que refletem a rica herança vitivinícola de sua família.



JUCIANE CASAGRANDE DORO (ENÓLOGA) – AMITIÉ ESPUMANTES E VINHOS

Enóloga formada em 1998 pelo CEFET, em Bento Gonçalves, pioneira no primeiro curso universitário de Enologia do país. Realizou estágios na França, em Bordeaux e Borgonha, e na Itália, em Udine, na região de Friuli-Venezia Giulia.


Além de sua expertise técnica em enologia, cursou Comércio Internacional. Desde 2002, tem desbravado o mercado brasileiro e mundial de vinhos, aplicando sua visão técnica, comercial e de marketing. Atualmente, ocupa o cargo de Diretora Institucional da ABS/RS, consolidando sua influência no cenário enológico e reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da área.



MONICA ROSSETTI (ENÓLOGA) – MANUS VINHAS E VINHOS

Nasceu em Bento Gonçalves e possui dupla nacionalidade italiana e brasileira. Sua carreira no mundo do vinho começou em 2000, marcada por projetos desafiadores tanto no Brasil quanto na Itália. Tornou-se uma figura proeminente no cenário enológico internacional. Trabalhando em ambos os continentes, coordenou projetos de viticultura de precisão e criação de vinhos de território, reconhecidos pela crítica internacional. Graduada em Enologia, começou sua carreira na Chandon do Brasil. Posteriormente, na Vinícola Lídio Carraro, consolidando sua reputação no Brasil. Em 2005, colaborou com a Cantine Ferrari na Itália, desenvolvendo o projeto Animavitis de gestão vitivinícola. A paixão de Monica pela biodinâmica a levou a trabalhar na Cascina Eugenia 1641, no Piemonte.


Em 2012, coordenou a criação dos vinhos oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014, e em 2016, assinou a coleção exclusiva de vinhos para os Jogos Olímpicos do Rio. Monica continua ativa na Rossetti Enologia, com projetos principalmente na Itália desde 2018. Sua experiência tem sido documentada em publicações do setor, e ela é uma palestrante frequente em congressos e eventos, promovendo seus projetos e produtos. Hoje, também é responsável pela Enologia da Manus.

 


PAOLA SOARES (SOMMELIER) – VINÍCOLA ALMAÚNICA

Natural de Quaraí, é descendente de avós italianos e franceses. Sua paixão por vinho começou na infância, influenciada pelo avô. Cresceu tendo o vinho em seu cotidiano, o que despertou ainda mais o interesse sobre sua origem e as sensações que o vinho traz. Teve certeza de que era isso que queria quando se mudou para Bento Gonçalves. Sua primeira experiência foi na Vinícola Salton, onde atuou por 3 anos. Em 2018, passou a fazer parte do time da Almaúnica, onde permanece há 6 anos na equipe de atendimento. Formada Sommelier pela ABS RS, passou a entender que vinho é uma experiência sensorial que envolve todos os sentidos. Da seleção das uvas à degustação final, o processo de produção a apreciação de vinho é uma jornada fascinante. Segundo ela, os amantes de vinho desfrutam não apenas do sabor único de diferentes variedades, mas também apreciam a história por trás de cada garrafa. A cada garrafa aberta, há uma oportunidade de descobertas e celebração, fazendo com que a paixão por vinhos seja uma fonte infinita de prazer e aprendizado. Seu próximo passo em 2025 é se especializar em Enologia.

 


PAULA GUERRA SCHENATTO – ARACURI VINHOS FINOS

Profissional altamente qualificada e dedicada ao universo da Enologia e Biologia. Sua jornada acadêmica inclui formação em Enologia e Biologia, consolidada por um mestrado em Fitotecnia. Com uma paixão intrínseca pelo mundo dos vinhos, Paula também conquistou a distinção de sommelier, demonstrando sua expertise não apenas na produção, mas também na apreciação e avaliação sensorial de vinhos.


Com uma sólida experiência de 6 anos na renomada Embrapa Uva e Vinho, Paula adquiriu conhecimentos valiosos e contribuiu para o avanço da pesquisa e desenvolvimento no setor. Há mais de uma década, desempenha o papel de enóloga da Vinícola Aracuri, onde sua dedicação e habilidades têm sido fundamentais para o sucesso da marca ao longo dos anos. Além de sua atuação na Aracuri, Paula é a fundadora da Terra Fiel, sua própria vinícola, iniciativa que se concretizou há 3 anos. Este empreendimento reflete não apenas sua expertise técnica, mas também sua visão empreendedora e compromisso com a produção de vinhos de qualidade excepcional.



SILVANA DALLAGNOL FELLINI – VINÍCOLA DON GIOVANNI

Especialista em vinhos com formação em Viticultura, Enologia e Sommelier Profissional, é reconhecida por suas premiadas harmonizações durante o curso. Silvana foi Maitre Sommelier no Hotel e Spa do Vinho de 2010 a 2017. Atualmente, exerce o cargo de Gerente Comercial na Vinícola Don Giovanni desde 2017, contribuindo para o sucesso da empresa com sua paixão e experiência no universo vinícola.

 

Fotos: Divulgação Vino Verace e arquivos pessoais

Comments


bottom of page