top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Líder de mercado em vinhos finos, sucos de uva e coolers, Aurora participa de principais feiras seto

Cooperativa levará novidades à Wine South América e ProWine, que ocorrem em setembro e outubro. Visitantes terão a oportunidade de conhecer a nova safra do vinho ícone Aurora Millésime, o Brandy 5 anos e o recém-lançado espumante com Denominação de Origem

A Cooperativa Vinícola Aurora estará presente nas duas principais feiras internacionais brasileiras, que reúnem a cadeia vitivinícola neste segundo semestre. De 12 a 14 de setembro, a companhia estará com estande na 4ª Wine South America, em Bento Gonçalves (RS), e de 3 a 5 de outubro desembarca na 5ª ProWine, em São Paulo (SP).

Em ambos os eventos, importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho, das mais diversas regiões do Brasil e do mundo, terão acesso às linhas Aurora, com as marcas Pequenas Partilhas, Varietais Finos, Reserva, Gran Reserva, Gioia, Pinto Bandeira I.P. e D.O., Millésime e Edição Única Viognier 2020.


As grandes novidades ficam por conta do Aurora Millésime Cabernet Sauvignon com a nova safra 2019, vinho ícone produzido somente em anos excepcionais de maturação para a variedade considerada a rainha das uvas tintas. Também serão apresentados os inéditos varietais Aurora Marselan, Rebo e Petit Verdot, que se unem às castas já conhecidas Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Chardonnay e Riesling Itálico.


Outro produto lançado com exclusividade nas feiras Wine South America e ProWine será o Brandy Aurora com 5 anos de envelhecimento. Com edição limitada de apenas 3 mil garrafas, é elaborado a partir da dupla destilação de vinho branco, que utiliza um blend de destilados de diferentes safras.


O Aurora Extra Brut com o selo da Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira estará em exposição e abre o portfólio dos itens produzidos com as características da primeira Indicação Geográfica exclusiva para espumantes do Hemisfério Sul. Com produção de 18 mil garrafas por ano, é elaborado com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico.


O gerente Geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valerio, ressalta que a intenção é mostrar para o público especializado que a companhia não trabalha apenas com bebidas em grandes volumes de produção, mas também pequenos lotes, edições únicas e produtos com tiragem limitada.


“Somos uma marca versátil que acompanha o consumidor nos mais diferentes hábitos e gostos relacionados ao mundo da uva e do vinhos. Nosso vasto portfólio tem opções de produtos desde entrada até super premium”, observa.


Harmonizações, Projeto Comprador e painel sobre IA

Durante a Wine South America, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar do espumante com Denominação de Origem da Cooperativa Vinícola Aurora por meio de duas outras atrações no estande da Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho). A primeira serão as degustações orientadas de hora em hora, gratuitas, com agendamento prévio ou conforme disponibilidade no momento da visita. Cada degustação contará com quatro espumantes, um de cada vinícola, e atenderá 16 pessoas.


A segunda experiência de harmonização será por meio de pratos e espumantes com D.O., assinado pelo chef Rafael Jacobi. Em três horários por dia, cada ação receberá 24 pessoas, com possibilidade de agendamento ou conforme disponibilidade no momento da visita. Os valores variam de R$ 150 a R$ 195.


Ainda na Wine South America, a Aurora participará, pelo quarto ano consecutivo, do Projeto Comprador, que reunirá 13 importadores de vinhos, espumantes e sucos de uva. Nesta edição, pela primeira vez, haverá negociações exclusivas destinadas ao suco de uva brasileiro, uma excelente oportunidade para a cooperativa, já que 50% do volume exportado pela empresa é de produtos não alcoólicos.


Durante o evento, no dia 14 de setembro, às 14h, o gerente Geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valerio, participará do painel “A inteligência artificial e o impacto na indústria do vinho”. Ao lado de outros quatro convidados, o executivo abordará a relevância do tema para o setor.



Valerio explica que os viticultores enfrentam muitos desafios, como condições climáticas imprevisíveis, pragas e doenças, e que é preciso estar à frente para que esses obstáculos sejam contornados. No bate-papo, o gerente apresentará ao público às inovações desenvolvidas pela Aurora, que já utiliza inteligência artificial para otimizar as técnicas de plantio e colheita.


“O uso da inteligência artificial permite que os produtores tomem decisões baseadas em dados que aumentam o rendimento das colheitas e reduzem o uso de água e defensivos químicos”, antecipa.


Sempre buscando melhorias em seus processos, a cooperativa de 92 anos vem aprimorando suas relações com toda a cadeia produtiva para estar alinhada às melhores práticas de mercado, de compliance e sustentabilidade. Algumas iniciativas promovidas pela Aurora podem ser acompanhadas em vinicolaaurora.com.br.


Exportações

Há quase 70 anos levando as bebidas gaúchas para todos os continentes, a Cooperativa Vinícola Aurora exportou no primeiro semestre deste ano 1,1 milhão de garrafas (828.037 litros) de produtos vinícolas. Dezesseis países receberam vinhos, espumantes, sucos de uva e coolers da marca, sendo que China, Uruguai e Paraguai foram os principais compradores, com 76,4% de participação.


Os excelentes e contínuos resultados das exportações levaram a Aurora a ser homenageada, pelo oitavo ano consecutivo, com o Prêmio Exportação RS, realizado pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). A empresa recebeu em agosto o troféu Destaque Setorial Agro pelo desenvolvimento no mercado internacional.


Sobre a Cooperativa Vinícola Aurora

Com 92 anos de atuação, a Cooperativa Vinícola Aurora conta com um portfólio de 220 itens, sendo líder nacional nos segmentos de vinhos finos, de suco de uva integral e de coolers. Atualmente, agrega 1,1 mil famílias associadas e a produção estende-se por 2,8 mil hectares de área cultivada em 11 municípios da Serra Gaúcha - todos num raio inferior a 50 quilômetros da matriz da empresa, em Bento Gonçalves (RS). Além dos cooperados bento-gonçalvenses, viticultores de Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi integram o quadro da Aurora.


FOTOS Legenda 1: Aurora Millésime 2019 será lançado na Wine South America e na ProWine Crédito: Eduardo Benini/Cooperativa Vinícola Aurora

Legenda 2: Cooperativa Vinícola Aurora oferece vinhos e espumantes de pequenos lotes, edições únicas e produtos com tiragem limitada. Crédito: Eduardo Benini/Cooperativa Vinícola Aurora

Comments


bottom of page