top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Fruta da estação: os benefícios do melão orange

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica a importância de consumir a fruta e ainda separa quatro receitas diversificadas para incluí-la no cardápio do dia a dia

Brasília 28 de setembro de 2020 – Enchendo o nosso paladar com a sua doçura, o melão orange, além de saboroso, é um grande aliado para manter a saúde em dia. A fruta, apesar de possuir uma casca com coloração mais suave, é famosa por ter uma marcante polpa em tom alaranjado. Isso se deve ao fato da presença do betacaroteno, um antioxidante capaz proteger a pele, minimizando os danos causados pelo sol. Além disso, ele reduz o risco do organismo desenvolver diversas doenças crônicas e é extremamente benéfico para a visão.


"Além da ação antioxidante que auxilia na diminuição do envelhecimento precoce das células, o melão orange possibilita o controle da pressão arterial por ser fonte de potássio, um mineral essencial para as pessoas hipertensas", informa Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

A profissional também chama atenção para a importância do consumo da fruta em dias mais quentes. Por possuir alta concentração de água, mantém a hidratação do corpo e, ao mesmo tempo, reduz o risco de câimbras.


"Minerais perdidos no suor, como potássio e magnésio, podem ser repostos com o consumo do melão. A fruta é super indicada também para quem realiza atividades físicas, pois ela é capaz de reduzir a frequência das contrações involuntárias dos músculos que podem surgir após um exercício intenso", pontua.

Aos que aderem às dietas em busca de emagrecimento, o melão é uma ótima opção para ser incluso nos lanches da tarde ou até mesmo para substituir sobremesas mais gordurosas após refeições principais. "Por ser uma fruta de baixa caloria, pode fazer parte de estratégias de emagrecimento", complementa Guirau.


Com tantos benefícios, a nutricionista do Oba separou quatro receitinhas com a fruta para deixar os dias mais leves, hidratados e adocicados. Confira:



Caipirinha de melão orange

1 xicara de chá de polpa de melão orange

100mL de vodca

2 col de sopa de açúcar

Em uma coqueteleira, coloque a vodca e o melão. Bata bem.

Distribua em dois copos com gelo.

Com um boleador pequeno, faça bolinhas de melão orange e leve ao freezer por 30 minutos antes de acrescentar à bebida (2 bolinhas por copo) e use para decorar.


Picolé de melão orange

1 xícara de chá de polpa de melão orange

1 col de sopa de hortelã picada

Bata no mixer, se possível sem adicionar água.

Coloque em forminhas de picolé e leve ao freezer por 2 horas antes de consumir.


Sucha de melão

1 fatia de melão picada

1 col de sopa de camomila

1 col de sopa de mel

150 mL de água

3 cubos de gelo

Aqueça a água até começar a ferver. Desligue o fogo e acrescente a camomila. Deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, bata no mixer com o melão, o mel e o gelo.


Sorvete de melão

1/2 envelope de gelatina sem sabor

100ml de iogurte natural

3 xícaras de melão picado

Suco de 1/2 limão

2 claras de ovo

4 col de sopa de açúcar

1 col de sopa de hortelã picada

Hidrate a gelatina e em seguida bata no liquidificador com os demais ingredientes apenas para misturar tudo.

Bata as claras em neve e incorpore a mistura do liquidificador.

Leve ao freezer por 2 horas antes de consumir.


Sobre o Oba Hortifruti - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui mais de 50 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Com mais de 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.



Siga o ObaHortifruti

LOJAS

  • 212 Sul

  • 105 Sul

  • Sudoeste (CLSW 302)

  • 306 Norte

  • 209 Norte

  • Lago Sul (QI 9)

  • Lago Sul (SMDB Cj. 12)

  • Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18)

  • Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari)

  • Vicente Pires


Fotos créditos para assessoria.





bottom of page