Considerado um dos enólogos mais respeitados no mundo, ele é o primeiro chef de caves de Champagne a ingressar como enólogo em tempo integral em uma vinícola italiana
A marca italiana Ferrari Trento, que chega ao Brasil com exclusividade pela Importadora Decanter, acaba de anunciar a chegada de Cyril Brun (foto) ao time da vinícola. Sua vinda marca a primeira vez que um chef de caves de Champagne, na França, ingressa em uma vinícola italiana como enólogo em tempo integral.
Brun, que substituirá o enólogo e diretor técnico Ruben Larentis que agora se aposenta, é famoso pelo trabalho na região de Champagne, onde são elaboradas as famosas borbulhas francesas.
Na Veuve Clicquot foi enólogo-chefe para vinificação de Pinot Noir. Na Charles Heidsieck, ganhou duas vezes o prêmio de enólogo do ano pelo IWC e conduziu a marca à elite de Champagne, além de ter sido reconhecido internacionalmente por recriar o célebre cuvée Champagne Charlie.
“Estamos ansiosos pelas grandes contribuições que ele trará para a vinícola e temos certeza de que Cyril será capaz de expressar o potencial e o estilo único da viticultura da montanha trentina. Seu talento em nossa categoria é inigualável. Temos toda a confiança de que ele criará vinhos excepcionais de Trento DOC, leais às nossas tradições, mas agregando novas perspectivas”, comemora Matteo Bruno Lunelli, presidente e CEO da Ferrari Trento.
Para Brun, a oportunidade de criar espumantes de método tradicional nos terroirs montanhosos e únicos de Trentino são um privilégio e uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos e experiência em um novo contexto. “Primeiro, haverá uma fase de compreensão do terroir antes de considerar qualquer mudança. Vinificação é sobre detalhes. E vamos trabalhar, passo a passo, focando nos pequenos detalhes”, resume.
A vinda de Cyril Brun para a Ferrari Trento remonta a ligações históricas entre a marca e a região de Champagne. No final do século XIX, Giulio Ferrari aprendeu ali a fazer espumante. Foi ele quem primeiro trouxe a uva Chardonnay de Champagne e incentivou seu cultivo na Itália, a partir de seu entendimento da vocação de Trentino para a produção de espumantes de alta qualidade. Em 1902 fundou a Ferrari Trento, atualmente reconhecida como um símbolo da arte de viver italiana.
Desde 2021, a Ferrari Trento é o espumante oficial do pódio da F1®, onde seguira até o final da temporada de 2025.
www.decanter.com.br | @decanter_vinhos | @DecanterVinhosFinos
Foto: divulgação
Comments