• Cris Jardim

ESPUMANTES COURMAYEUR: produção todos os diasdo ano para engarrafar diversidade e frescor

Vinícola do Vale dos Vinhedos tem estrutura que permite elaborar pequenos lotes e manter rotina diária com tecnologia de ponta e gestão moderna


Dos 700 mil litros elaborados todos os anos pela Vinícola Courmayeur, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, 560 mil litros são de espumantes, ou seja, 80% da produção total. Este é o foco principal da marca que tem em seu portfólio de espumantes 10 rótulos que vão do nature, passando pelo extra-brut, brut e demi-sec, até o moscatel. Para atender uma demanda constante que pede desde espumantes frescos até os mais elaborados, a empresa precisou investir numa estrutura dinâmica, capaz de manter uma rotina de elaboração e engarrafamento ativa durante todo o ano, em todos os dias em que a vinícola está operando.

São 76 tanques de aço inox, sendo 16 autoclaves, com capacidades que variam de apenas 3,8 mil litros até 10 mil litros. Assim, a empresa consegue ter agilidade no processo e garantir qualidade com a elaboração de pequenos lotes, o que assegura uma entrega de espumantes mais joviais para consumo mais rápido. “Nossa produção é 100% charmat. Assim, engarrafamos produtos jovens, frescos o ano todo, de janeiro a janeiro. Como estamos sempre em processo de elaboração não trabalhamos com produto estocado”, destaca a enóloga Deise Tempass.



São espumantes diferenciados que entregam diversos estilos para os mais variados paladares. O Courmayeur Nature Blanc de Blancs, elaborado com uvas de um único vinhedo, revelando o perfil de cada safra, é um dos destaques, assim como o Courmayeur Espumante Natural Branco Brut, único brasileiro com Medalha de Ouro no 19º Effervescents du Monde, realizado no final de 2021 em Borgonha, na França. A vinícola também oferece este espumante na versão rosé.

Outro espumante disputado entre os apreciadores da bebida é o Courmayeur Prosecco, com aromas intensos que remetem à manteiga, amêndoas e mel. E para quem prefere a doçura e acidez a dica é o Courmayeur Espumante Moscatel Branco e Rosé.

Taças a postos, lançamentos à vista

A Courmayeur se prepara para lançar duas novidades em abril: o Courmayeur Extra-Brut nas variantes branco e rosé. Serão os espumantes com maior tempo de autólise – 12 meses em contato com as leveduras na autoclave. “Estamos falando de espumantes com maior complexidade, bem evoluídos destacando fruta cítricas e até toques de torrefação, mel e damascos. No caso do rosé, também frutas vermelhas”, adianta Deise.

PORTFÓLIO DE ESPUMANTES

Courmayeur Retrato Nature – Blanc de Blancs

Courmayeur Extra-Brut

Courmayeur Moscatel

Courmayeur Moscatel Rosé

Courmayeur Prosecco

Courmayeur Brut Rosé

Courmayeur Brut

Courmayeur Demi-Sec

Courmayeur Tevere Brut

Courmayeur Tevere Moscatel

Courmayeur Weindorf – Frisante

Courmayeur Lambrusco Frisante

Imagens: Divulgação Courmayeur