• Cris Jardim

Em clima de festa junina: aproveite os benefícios e a versatilidade do milho

Ingrediente indispensável nas preparações típicas da época, o cereal possui diversas propriedades e auxilia no sistema nervoso e cardiovascular.Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, traz dicas de pratos salgados e doces para aproveitar todo o sabor e versatilidade do alimento


Brasília, 13 de junho de 2022 – Quando o assunto é festa junina, logo pensamos nas deliciosas comidas típicas da festividade, em especial as receitas em que o milho é o ingrediente principal. A pluralidade de pratos, que vão de doces a salgados, agrada os mais diferentes tipos de paladares. Mas, além de todo o sabor, o cereal é um grande aliado à saúde.


Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, conta que o grão é rico em antioxidantes, minerais, vitaminas e fibras, sendo uma excelente opção para auxiliar a saúde intestinal, o sistema nervoso e cardiovascular, além do metabolismo energético, por exemplo.


Outro ponto de destaque é a sua variedade no mercado, sendo o milho de pipoca e o verde os mais consumidos. A nutricionista ressalta que, o segundo, é o mais utilizado nos preparos e pode ser encontrado em três formas: in natura, congelado e em conserva.


“O congelado e pré-cozido é uma boa escolha para quem busca praticidade, mas o milho em conserva, geralmente enlatado, deve ser consumido com cuidado, devido ao teor de sódio contido. Por isso, a forma mais recomendada é o in natura cozido”, afirma Renata.


Outra opção é a farinha, que possui menor concentração de carboidratos, quando comparada à versão feita de trigo. Mas é importante lembrar que ela não substitui a farinha comum em todos os tipos de receita.


Por oferecer versatilidade, a especialista também conta que o cereal pode ser inserido de diversas formas na alimentação ao longo do dia. “Podemos adicioná-lo em diferentes preparações, como um mix de legumes ou em carnes. Ele também entra como base em bolos, sucos e até mesmo sorvetes”, diz.


Aproveite o clima junino e adicione milho em suas refeições. Para te ajudar, Renata Guirau selecionou receitas doces e salgadas, que deixarão seu cardápio com cara de arraiá! Confira.


Receitas Salgadas



Caldo de milho verde com brócolis


Ingredientes:

1 lata de milho verde escorrido

1 xícara de chá de água

2 colheres de sopa de amido de milho

2 xícaras de chá de leite integral

2 colheres de sopa de manteiga

1 maço de brócolis picado

Sal, pimenta do reino e cheiro-verde a gosto


Modo de preparo:

No liquidificador, bata o milho, a água e o amido. Coloque a mistura em uma panela junto com o leite e a manteiga. Após ferver, acrescente o brócolis e cozinhe até que ele fique macio. Finalize com o sal, a pimenta e o cheiro-verde. Sirva em seguida.



Farofa de milho


Ingredientes:

3 xícaras de milho cozido e debulhado

1 cebola pequena picada

2 colheres de sopa de azeite

1 xícara de farofa de flocos de milho

1 xícara de chá de cheiro-verde picado

½ xícara de azeitonas pretas picadas

½ xícara de cenoura ralada

2 xícaras de chá de água

Sal a gosto


Modo de preparo:

Aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o milho e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione a água, a cenoura, as azeitonas e o cheiro-verde e refogue por mais 5 minutos. Tempere com o sal e acrescente a farofa de milho. Misture delicadamente e sirva em seguida.



Receita Doce



Pamonha de colher


Ingredientes:

5 espigas de milho

1,5 L de água

250 ml de leite integral

1 xícara de chá de açúcar

1 colher de sopa de manteiga sem sal

1 colher de chá de canela em pó


Modo de preparo:

Retire os grãos da espiga de milho e cozinhe na panela de pressão por cerca de 40 minutos. Em seguida, leve os grãos junto ao leite no liquidificador. Peneire a mistura e bata o líquido novamente, adicionando o açúcar e a manteiga. Quando estiver homogêneo, leve ao fogo baixo e vá mexendo até engrossar.

Despeje o creme em taças e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Adicione a canela no momento do consumo.


Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/


Siga o Oba Hortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/


Fotos: divulgação