top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Dois novos rótulos de vinhos brancos da Família Salton chegam ao mercado neste mês de setembro

Salton Atos Branco de Maceração e Salton Paradoxo Riesling são as novidades da vinícola


A Família Salton apresenta dois novos rótulos que somam a expressão de diferentes variedades de uvas, a exclusividade nos processos de elaboração e a excelência de quem elabora vinhos e espumantes há 112 anos. São novidades no mercado os rótulos de vinho branco seco Salton Atos Branco de Maceração, que surpreende pelo estilo incomum de vinificação e o Salton Paradoxo Riesling, que apresenta um marcante caráter frutado e floral. Ambos os rótulos estarão disponíveis para compra no site da vinícola ou nas lojas próprias da Salton, situadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.



Salton Atos Branco de Maceração

Segundo rótulo que integra a recém-lançada linha Coleção do Enólogo, o Salton Atos Branco de Maceração é uma edição limitada, fruto da combinação entre Malvasia e Viogner, ambas uvas selecionadas a partir de vinhedos situados na Serra Gaúcha. A expressão destas variedades, cultivadas nesta região tão emblemática, ganha vida numa vinificação muito especial e incomum. Este é o primeiro rótulo da Família Salton elaborado seguindo o processo de maceração antes e depois da etapa de fermentação.

Dentro do conceito ATOS, através da quebra de pequenos paradigmas, buscamos proporcionar um momento de descoberta sensorial. São rótulos que representam a expressão de todos os pequenos atos vitícolas e enológicos necessários para a elaboração de grandes vinhos”, define o enólogo e diretor técnico Gregório Salton.

Leve, refrescante e com sutil presença de taninos, este vinho se difere também pela coloração amarelo palha, com reflexos acobreados. Tem aromas de ervas, como alecrim, tomilho e manjerona, além de notas florais de lavanda e frutos cítricos.


Salton Paradoxo Riesling

A tradicional linha Salton Paradoxo carrega em seus rótulos a expressão singular das uvas colhidas na Campanha Gaúcha, região que se consolidou como referência na elaboração de grandes vinhos. Desta vez, a linha Paradoxo recebe a versão Riesling, que traz toda leveza e brilho desta uva. Refrescante e saboroso, esse vinho branco apresenta um marcante caráter frutado e floral, com delicadas notas de frutas cítricas e de flores brancas, perfeitamente combinadas com um paladar vivaz, fresco e elegante.

Os vinhos elaborados dentro da linha Salton Paradoxo destacam a expressão singular da região da Campanha. Por isso, as novas edições são inspiradas nos resultados únicos de cada safra, e combinadas com características igualmente únicas de relevo, clima e solo desta região”, avalia Gregório.

Sobre a Família Salton

A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Apreciados em cerca de 30 países, seus rótulos acumulam mais de 130 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos três últimos anos.

Com 112 anos, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.


Fotos: divulgação

Comments


bottom of page