Vinhos são sempre uma boa pedida, ainda mais no Dia do Macarrão. Sommelière da Wine sugere rótulos que combinam com saborosos molhos
Você sabia que o macarrão tem um dia todo especial para ser celebrado? Desde 1995, o Dia do Macarrão é celebrado em 25 de outubro por diversos países. A data foi instituída em Roma com o objetivo de difundir os benefícios dessa delícia e aumentar seu consumo per capita. O alimento tem forte presença no Brasil e, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, cada brasileiro consome cerca de 5 quilos de macarrão por ano.
O macarrão chegou por aqui pelas mãos dos imigrantes italianos, na segunda metade do século 19, e foi facilmente aceito e incorporado aos nossos hábitos alimentares. O crescente interesse da população fez com que surgissem pequenas fábricas de macarrão, com uma produção pequena e bem caseira, até começarem a aparecer as primeiras indústrias de massas alimentícias, que, nos dias atuais, possuem alta tecnologia e respondem pela terceira maior produção do mundo, perdendo apenas para a Itália e Estados Unidos.
Macarrão e vinho é sempre um sucesso
Por ser um típico prato italiano, é sempre uma boa pedida servi-lo acompanhado de uma bela taça de vinho. “Para harmonizar vinhos e macarrão, a dica é observar a composição de ingredientes do molho. Vale prestar atenção quais são as características mais marcantes da receita”, provoca Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine.
Confira a seguir as sugestões de harmonizações da especialista:
Molho ao sugo
O clássico macarrão ao sugo leva geralmente um molho de tomate de sabor marcante, rico em acidez, que pede um vinho poderoso para acompanhá-lo. Nessa hora, a Itália nos surpreende com seus vinhos a base da uva Sangiovese, que são altamente saborosos e gastronômicos. Invista no Conte Fosco I.G.T. Sangiovese Rubicone 2020 para equilibrar de forma harmoniosa essa combinação.
Molho à bolonhesa
Outra possibilidade bastante comum é adicionar carne a esse molho vermelho, que vai ganhar mais peso e nuances. À medida que você adiciona mais riqueza ao molho, é possível avançar no corpo do vinho, preservando sua acidez, como acontece no Parthenium D.O.C. Sicilia Nero d'Avola Shiraz 2018, um blend de duas uvas intensas que tem estrutura e complexidade para aguentar a intensidade do molho.
Molho à base de queijos
Uma massa acompanhada de um saboroso molho de queijos é uma ótima versão, que também pede vinhos com boa acidez para limpar o paladar envolvido na gordura dos queijos. Aqui, um branco mais untuoso como o Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Reserva Chardonnay 2021 completa perfeitamente a cremosidade do prato.
Molho ao funghi
Os vinhos tintos mais leves e florais, como um bom Pinot Noir, fazem uma incrível dupla com molhos elaborados com cogumelos como o shitake e o paris ou vegetais de raiz. Nesse caso, aposte no Nederburg 56 Hundred Pinot Noir 2018.
Molho de camarão
Se a inspiração da receita do molho for o litoral e os acompanhamentos frutos do mar ou camarões, a dica é escolher um rosé leve, frutado e bem refrescante, como o chileno Quinta Las Cabras Rosé 2021.
“Em resumo, a atenção deve se concentrar na intensidade dos ingredientes que compõem o molho, para encontrar o par ideal no universo dos vinhos”, conclui Marina. Escolha sua combinação e não deixe essa data passar sem brinde!
Foto: divulgação
Comments