top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Dicas de vinhos para eventos a céu aberto no Outono

O pôr do sol de outono é reconhecido como o mais bonito do ano. Para aproveitá-lo, a sommelière da Wine dá dicas de eventos a céu aberto e vinhos para cada ocasião 



Com a chegada do Outono, a natureza nos presenteia com um fenômeno à parte: o pôr do sol outonal. Marcado por cores vibrantes e uma atmosfera singular,  o período de temperaturas amenas pode ser aproveitado para confraternizar e fazer refeições a céu aberto. Para acompanhar a experiência, Thamirys Schneider, sommelière Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, compartilha uma seleção especial de vinhos para eventos ao ar livre. 


Piquenique com as amigas 

Para tornar o evento mais celebrativo, a sugestão é incluir um rosé, cuja cor faz referência ao próprio pôr do sol. O vinho pode ser harmonizado com alimentos leves e frescos, como tapas de queijo de cabra, saladas, mix de castanhas e canapés. Para a ocasião, uma boa sugestão é o Espumante Undurraga Royal D.O. Valle de Leyda Rosé Brut, proveniente da vinícola Undurraga, líder no segmento de espumantes no Chile. 


“O rótulo é elaborado com a uva Pinot Noir, que amadurece por seis meses em tanques de aço inox em sur lie (sobre as borras), agregando maior complexidade aromática e gustativa, com delicada cremosidade, expressividade frutada e vibrante frescor”, diz a sommelière. 

Jantar ao ar livre com a família 

É um engano pensar que o vinho branco só é adequado para o verão. Se a ideia é aproveitar as cores do céu de outono para fazer um jantar ao ar livre com a família,  a dica é incluir exemplares de vinhos brancos mais estruturados, que harmonizam muito bem com um risoto de limão siciliano com brie, por exemplo.  Uma boa sugestão é o chileno Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Chardonnay 2022. 


Trata-se de um chardonnay de clima frio com aromas complexos, que é cremoso e volumoso no paladar. Proveniente de vinhas de mais de 25 anos que amadurece por nove meses em barricas de carvalho francês sobre processo de batonnage,  técnica que consiste em mexer as leveduras mortas do fundo do recipiente com uma vara de metal (bâton), com o objetivo de aumentar o contato do líquido com as borras para agregar maior complexidade, estrutura e cremosidade ao vinho. 


Coquetel com colegas de trabalho 

Para tornar um evento profissional mais leve e prazeroso, o momento é ideal para organizar um coquetel em ambiente aberto, servindo vinhos tintos - os franco favoritos dos brasileiros. A bebida pode ser harmonizada com canapés, queijos e embutidos. Aqui vale a pena apostar em exemplares com corpo médio e textura suculenta, como o chileno Montgras Special Edition Reserva Valle Central Cabernet Sauvignon 2022. A linha é uma edição limitada elaborada pela Viña MontGras, vinícola sustentável que investe em novas tecnologias capazes de traduzir o terroir do Vale Central chileno em vinhos ousados e autênticos. 


“Esse rótulo da Cabernet Sauvignon é elegante, suculento e saboroso, sendo que 65% do vinho amadurece por seis meses em carvalho adquirindo complexidade e amaciando seus intensos taninos”, diz a sommelière.


Foto: divulgação

Comentarios


bottom of page