• Cris Jardim

Dia do Vinho Brasileiro 2022 - Se tem vinho brasileiro, tem o quê?

Respondendo a esta pergunta em um vídeo de até um minuto é possível receber vinhos brasileiros na porta de casa durante um ano




O Dia do Vinho Brasileiro está chegando. E para celebrar a data, este ano comemorada no dia 5 de junho, a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) vai brindar seis apreciadores com vinhos brasileiros durante um ano inteiro. Serão 72 garrafas de vinhos e espumantes – seis por mês – de diversas regiões produtoras do país para cada contemplado. Para participar da campanha ‘Se tem brinde, tem vinho brasileiro’ basta responder a pergunta ‘Se tem vinho brasileiro, tem o quê?’ em um vídeo de até um minuto, postar nas suas redes sociais, marcar a @uvibra_ e usar a hashtag #diadovinhobrasileiro. Os autores das seis respostas mais criativas receberão os rótulos em casa de junho de 2022 a maio de 2023. A promoção segue até o dia 5 de junho. O time que vai avaliar os vídeos é formado por quem entende do assunto: Suzana Barelli, Ricardo Castilho, Rodrigo Ferraz, Pri Matta, Juan Alba e Ivane Fávero.

Este grupo, formado por jornalistas, sommeliers, publicitário, turismóloga e ator, também expressa a diversidade do povo brasileiro e mostra que mesmo tão diferentes, tem o gosto pelo vinho em comum. Essa pluralidade de estilos permite chegar a diferentes públicos, democratizando o vinho brasileiro e mostrando a riqueza de um país vitivinícola que hoje possui 26 regiões produtoras de vinhos em 10 estados brasileiros (BA, ES, GO, MT, MG, PR, PE, RS, SC e SP).

A promoção é uma boa dica para quem aprecia vinho e deseja conhecer e degustar a diversidade de terroirs brasileiros, única no mundo. Muito dessa produção será contemplada nessas 72 garrafas que estarão sendo enviadas em 12 meses. São vinhos e espumantes de diferentes estilos e categorias. Muitos deles com medalhas conquistadas e reconhecidas internacionalmente pela sua qualidade. Até o final de 2021, os vinhos e espumantes brasileiros já haviam arrematado mais de 5.900 premiações em concursos mundo afora.

O vinho brasileiro vive seu melhor momento. Diversos fatores contribuíram para este aumento de competitividade que não está apenas ligado às mudanças geradas durante a pandemia do Coronavírus, mas a uma série de outras condições que se somam nos últimos 20 anos. Investimentos do vinhedo ao ponto de venda, percepção da qualidade, diversidade de estilos com o surgimento de novas regiões produtoras, melhor distribuição e acessibilidade, preço justo, avanços no enoturismo e a mudança no hábito de consumo foram decisivos para este avanço que permitiu, inclusive, romper a barreira dos 2 litros per capita de consumo no país.

A divulgação dos seis sortudos será feita no dia 5 de junho nas redes sociais da Uvibra, que convida as vinícolas, confrarias, enólogos, sommeliers e apreciadores em geral a compartilhar a campanha em suas redes sociais e brindar o Dia do Vinho Brasileiro. A ação foi desenvolvida pela Agência Gringa e Conceitocom Brasil.

COMO PARTICIPAR

Responda a pergunta "Se tem vinho brasileiro, tem o quê?" em um vídeo de até um minuto, poste em suas redes sociais, marque a @uvibra_ e use a hashtag #diadovinhobrasileiro. Promoção válida até 5 de junho de 2022.

DIVULGAÇÃO

Os seis sortudos serão conhecidos no dia 5 de junho nas redes sociais da Uvibra.

VINÍCOLAS JÁ CONFIRMADAS

Almadén, Almaúnica, Aurora, Bella Wines, Campestre, Casa Valduga, Casa Zottis, Chandon, Courmayeur, Cristofoli, Dal Pizzol, Dom Cândido, Don Affonso, Don Giovanni, Don Laurindo, Estrelas do Brasil, Garbo, Garibaldi, Geisse, Larentis, Lídio Carraro, Luiz Argenta, Miolo, Patrícia Possamai (Casa Possamai), Pedrucci, Perini, Pizzato, RAR, Salton, Tenuta Foppa & Ambrosi, Terragnolo, Terranova.

Vinícolas interessadas devem entrar em contato pelo whatsApp (54) 9 9151.0006.

O TIME

  1. Suzana Barelli (@suzanabarelli), Jornalista especializada em vinhos, Colunista de Vinhos do Caderno Paladar no Estadão @le_vin_filosofia

  2. Pri Matta, Jornalista, sommelière e comunicadora de vinhos (@deondevinho)

  3. Rodrigo Ferraz, Sommelier, publicitário e youtuber no Canal @vinhosdebicicleta

  4. Ricardo Castilho (@rcastilho), Jornalista e editor da Revista Prazeres da Mesa (@prazeresdamesa)

  5. Juan Alba (@juanalba4), Ator, cantor, apresentador e wine influencer no @vinodrops

  6. Ivane Fávero (@ivanefavero), Especialista em Turismo, consultora e criadora de Conteúdo no @viajantemaduro

VÍDEO DA PROMOÇÃO - https://drive.google.com/drive/folders/1S03TlJju9YBqIdzakrjbNZVduhHBXxIB?usp=sharing

REGIÕES PRODUTORAS DE VINHOS NO BRASIL

RIO GRANDE DO SUL

Alto Uruguai

Campanha

Campos de Cima da Serra

Depressão Central

Encosta do Sudeste

Encosta Inferior do Nordeste

Missões

Planalto Médio

Serra Gaúcha

Serra do Sudeste

SANTA CATARINA

Litoral Sul Catarinense

Planalto Catarinense

Vale do Rio do Peixe

Vale do Rio Tijucas

PARANÁ

Região da Grande Curitiba

Região de Maringá

SÃO PAULO

Região de Jundiaí

Região de São Roque

MINAS GERAIS

Cerrado Mineiro

Região Sul - Sudoeste de Minas

Vale do Alto São Francisco

ESPÍRITO SANTO

Região Serrana

MATO GROSSO

Região de Nova Mutum

GOIÁS

Centro-Sul Goiano

BAHIA

Região de Petrolina e Juazeiro

PERNAMBUCO

Região de Petrolina e Juazeiro


Fotos: divulgação