top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Dia do Nordestino: Tirolez ensina como fazer uma versão prática do clássico Baião de Dois

Receita fica pronta em 40 minutos e rende, aproximadamente, seis porções


Pluralidade cultural é uma das principais características do Nordeste. Além das manifestações artísticas diversas, a região se destaca pela gastronomia marcante, com um tempero único e picante. Em homenagem ao Dia do Nordestino, celebrado em 08 de outubro, a Tirolez ensina como fazer uma versão prática do famoso Baião de Dois.


Bastante popular no Nordeste, um dos principais ingredientes do Baião de Dois é o queijo coalho, que possui uma leve acidez e sabor único. Prática, a receita fica pronta em menos de uma hora e pode ser feita na airfryer. O rendimento é de, aproximadamente, seis porções.

Para aprender como fazer, confira abaixo o modo de preparo abaixo:


Baião de Dois com Queijo Coalho Tirolez à milanesa feito na Airfryer


Ingredientes 1 xícara (chá) de carne-seca cozida e desfiada

¼ xícara (chá) de bacon picado ½ xícara (chá) de linguiça fininha em rodela 2 xícaras (chá) de feijão-fradinho cozido 1 colher (sopa) de azeite de oliva 2 dentes de alho picados 2 tomates cortados em cubinhos 2 xícaras (chá) de arroz cru Sal a gosto 1 colher (café) de colorau 4 xícaras (chá) de água 1 folha de louro 2 xícaras (chá) de Queijo Coalho Tirolez cortado em cubinhos 1 ovo 1 xícara (chá) de farinha de rosca ½ xícaras (chá) de cebolinha fresca picada

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, doure o bacon com a linguiça em um fio de azeite. Acrescente a carne-seca e o alho picado e refogue mais um pouco. Junte o feijão-fradinho, o tomate e depois o arroz.

  2. Tempere com sal e mexa bem. Adicione o colorau, a água em temperatura ambiente, as folhas de louro e deixe cozinhar até que os grãos de arroz fiquem macios, aproximadamente 20 minutos com a panela entreaberta. Acerte os temperos.

  3. Empane os cubinhos de queijo coalho, passando primeiro no ovo e depois na farinha de rosca. Esquente sua Airfryer por 10 minutos a 200º C. Em seguida, coloque os cubinhos de queijo coalho e deixe assar por 3 minutos.

  4. Sirva o Baião de Dois acompanhado do queijo coalho e da cebolinha polvilhada por cima.

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 6 porções

Saiba mais curtindo nossas redes sociais ou acesse o nosso site:

Sobre a Tirolez Fundada há 42 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).


Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.


Foto: divulgação

Comments


bottom of page