top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Dia da Carménère: Cantu Grupo Wine dá dicas para uma jornada sensorial com vinhos chilenos na data

Para os apreciadores de vinho, o dia 24 de novembro é uma jornada especial, marcada pelo reconhecimento internacional da uva Carménère. Esta casta é originária da França, mas foi no terroir chileno que encontrou o ambiente perfeito, tornando-se uma referência e conquistando inúmeros admiradores pela sua versatilidade. Dos vinhos mais leves e frutados ideais para o cotidiano até os grandiosos e complexos, envelhecidos em barris de carvalho por longos períodos ou provenientes de vinhedos específicos que demandam paciência, a Carménère oferece uma variedade de estilos para todos os gostos. O sommelier João Paulo, da Cantu Grupo Wine, conta um pouco sobre a história da Carménère e destaca bons vinhos produzidos pela vinícola chilena Ventisquero para celebrarmos a data.


“A história da Carménère é intrigante, conhecida como ‘a casta perdida de Bordeaux’. Originária desta região francesa, ela cresceu abundantemente nas regiões do Médoc e Pessac-Léognan, em Graves, até a epidemia de phylloxera no século 19. Por sorte, essa cepa foi acidentalmente levada para o Chile no século 19, misturada com mudas de Merlot. Foi somente em 1998 que o Chile reconheceu oficialmente a Carménère como uma variedade distinta”, explica o especialista.


Apesar de sua maturação lenta e desafios de cultivo, a Carménère demonstrou excelente desempenho em solos arenosos e argilosos, especialmente nas regiões mais quentes e secas do Chile, como no Vale do Maipo, Vale do Cachapoal, Peumo, Vale do Colchagua e Apalta. Nessas áreas, a Carménère revela aromas envolventes de morango, framboesa, ameixa, amora, além de nuances de ervas como manjericão, tomilho e orégano. O tempo em barricas de carvalho contribui com notas defumadas e terrosas, resultando em vinhos com taninos elegantes e frescor notável.



A Ventisquero, vinícola chilena reconhecida internacionalmente, sob a orientação do renomado enólogo Felipe Tosso, produz notáveis vinhos a partir da Carménère. Um exemplo é o Obliqua, proveniente do vinhedo La Robleria, em Apalta, no Vale do Colchagua. Com 94% de Carménère, 4% de Cabernet Sauvignon e 2% de Petit Verdot, este rótulo envelhece por 22 meses em barricas de carvalho francês, destacando-se como um vinho complexo, ideal para harmonizar com pratos intensos como cordeiro e carnes nobres grelhadas.



Outra dica para brindar ao Dia da Carménère é o Grey Carménère, proveniente do vinhedo La Trinidad, no Vale do Maipo. Envelhecido por 18 meses em carvalho francês, este vinho apresenta notas de cereja negra, mirtilo, especiarias e ervas, proporcionando uma experiência encorpada e longo retrogosto, perfeito para carnes grelhadas, queijos maduros e pratos condimentados.



Para aqueles que buscam uma abordagem mais equilibrada e frutada, o Queulat Gran Reserva Carmènère, do Vale do Maipo, é uma excelente escolha. Com apenas 12 meses de envelhecimento em carvalho francês e americano, este vinho equilibrado oferece taninos macios e aromas de amora, framboesa, morango, especiarias, baunilha e chocolate. Uma combinação perfeita com costela suína assada e lasanha à bolonhesa.


Outra sugestão versátil é o Ventisquero Reserva Carménère, um vinho fácil de agradar, envelhecido por 10 meses em barricas de carvalho. Com aromas frutados, florais e uma leve nota de chocolate, este vinho de corpo leve/médio é ideal para eventos descontraídos, harmonizando perfeitamente com massas com molho vermelho, queijos leves e antepastos.

Um brinde à crescente qualidade da Carménère!


Onde comprar:

Ventisquero Oblíqua Carménère - Viña Ventisquero

 

Ventisquero Grey Carménère - Viña Ventisquero

 

Queulat Gran Reserva Carménère - Viña Ventisquero

 

Ventisquero Reserva Carménère

 

Sobre a Cantu Grupo Wine 

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 19 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. 


O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 13 países. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. 

Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/.


Fotos: divulgação 

Comments


bottom of page