top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Cooperativa Vinícola Aurora fomenta profissionalização da gestão das propriedades familiares

Curso destinado aos associados foi concluído nesta semana e abordou temas como planejamento orçamentário, fluxo de caixa, análise de custos e demonstrações financeiras. Metodologia uniu teoria à prática e ajudará na sustentabilidade da atividade vitivinícola

A compreensão de que a propriedade rural é um empreendimento, com a necessidade de ser bem gerida, é fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar. É com esse objetivo que a Cooperativa Vinícola Aurora promoveu o curso Gestão da Propriedade, com apoio do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).

As aulas iniciaram em abril e foram concluídas nesta semana com a entrega de certificados para 28 alunos, todos ligados à cooperativa. Com carga horária de 48 horas, o curso abordou temas como planejamento orçamentário, fluxo de caixa, análises de custos, de indicadores e de cenário, demonstrações financeiras e planejamento financeiro.


A metodologia foi criada pelo professor e doutor em Administração Roque Alberto Zin e alia a teoria à prática através de ferramentas didáticas para o entendimento e aplicabilidade do agricultor. O treinamento faz parte do Projeto Educa Aurora, destinado à promoção de capacitações e educação cooperativista aos associados.


O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, destaca que o ambiente de competitividade no mercado vitivinícola exige dos produtores uma customização de gastos e adequação às legislações vigentes. Ele acrescenta que a maior profissionalização ainda estimula a continuidade dos jovens no meio rural e valoriza o papel de toda a família na atividade.


“O curso integra dois dos principais pilares de nossa gestão e alerta para temas que são fundamentais para a cooperativa: a sucessão e a gestão sustentável das propriedades”, resume Tonello.


Para o jovem viticultor Luiz Henrique Zacaron, 23 anos, cooperado há três anos, as aulas práticas sobre gestão de custos e da lucratividade por parcela de vinhedo estiveram entre os principais aprendizados.


“Agora nós podemos saber, por exemplo, o custo de produção exato por quilo da uva, o que antes era realizado na propriedade de uma maneira menos precisa. Passamos a ter controle sobre os orçamentos muito similar a uma empresa”, conta o agricultor Zacaron, que trabalha com a família na propriedade que fica no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves.


Na mesma direção, Angélica Belli, 38 anos, esposa de cooperado, e que divide o trabalho no cultivo das parreiras com a gestão financeira da propriedade que fica no município de São Valentim do Sul, diz que já está aplicando o que aprendeu no curso. Ela afirma que o objetivo é fazer com a que propriedade cresça em lucratividade, o que também acaba beneficiando a própria cooperativa.


Propriedade rural é a extensão da cooperativa


As 1,1 mil famílias cooperadas são o maior patrimônio da Aurora. Juntas, elas produziram 70,5 milhões de quilos de uva na última safra. Baseada na agricultura familiar, são em média 2,5 hectares por cooperado, com cerca de quatro pessoas por família.


Para Jessyca Bolzan, analista de Desenvolvimento do Cooperativado da Aurora, promover a capacitação para a gestão da propriedade contribui ainda para a qualidade da sua participação na administração democrática da cooperativa.

“A propriedade do cooperado é uma extensão da cooperativa, ambas precisam caminhar bem. Portanto, é nossa preocupação oferecer ferramentas que auxiliem a melhoria da gestão”, acredita Jessyca.


“O curso se propõe a debater os conceitos e depois demonstrar como podem ser aplicados. Os alunos são incentivados a aplicar o que foi abordado na propriedade, e isso acaba beneficiando também a cooperativa”, complementa o professor Roque Alberto Zin.


FOTOS Legenda (1): Os 28 alunos brindaram nesta semana a conclusão do curso de Gestão da Propriedade, em evento que reuniu a direção e colaboradores da Cooperativa Vinícola Aurora

Legenda (2): Aulas aliaram conceitos teóricos à prática, com temas como planejamento orçamentário, fluxo de caixa, análise de custos entre outros Crédito: Anderson Pagani

Comments


bottom of page