top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Com ingressos esgotados, 10ª edição do Encontro Mistral reúne mais de 70 vinícolas de 13 países nos

O evento criado em 2003 completa duas décadas no mesmo ano em que a importadora Mistral celebra seu 50º aniversário

Produtores e enólogos das mais importantes regiões vitivinícolas do mundo apresentam pessoalmente ao público cerca de 500 rótulos, incluindo algumas de suas principais e premiadas criações


Miquel Cerdà, Luís Pato, Maria Castro, Paolo Coppo e Roberto Stucchi entre destaques do Velho Mundo

A Mistral Importadora traz ao Brasil 74 produtores de vinho de 13 países para o Encontro Mistral 2023. Criado em 2003, o evento completa duas décadas como um dos mais respeitados do país e do mundo e chega a sua 10ª edição no mesmo ano em que a importadora presidida por Ciro Lilla celebra o seu 50º aniversário.

O Encontro Mistral é uma oportunidade para enófilos e amantes do vinho degustarem alguns dos melhores e mais premiados vinhos, produzidos nas principais regiões vitivinícolas do Velho e Novo Mundo. Cerca de 500 rótulos estarão disponíveis no evento, incluindo lançamentos e grandes ícones, que serão servidos ao público pessoalmente por seus próprios criadores.

Em São Paulo, o Encontro Mistral 2023 será realizado no hotel Grand Hyatt nos dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto. No Rio de Janeiro, o Belmond Copacabana Palace recebe o evento no dia 03 de agosto. Os ingressos já estão esgotados.

NOVOS PRODUTORES E PARTICIPANTES DESDE A 1ª EDIÇÃO

Neste ano, há grandes vinícolas que participam do Encontro Mistral pela primeira vez.

É o caso de duas francesas, que entraram recentemente no portfólio da Mistral. O Château Marjosse é o projeto pessoal de Pierre Lurton (responsável por Château Cheval Blanc e Château d’Yquem) e comandado por ele e sua mulher, a brasileira Alexandra Forbes. Já a Famille Perrin, principal nome do Rhône, contará com a presença de François Perrin e família, apresentando rótulos de suas vinícolas, o emblemático Château de Beaucastel, a vinícola boutique Maison Les Alexandrins, o respeitado Miraval (residência de Brad Pitt) e La Vieille Ferme, de excelente relação qualidade-preço.

Criada nos anos 1970 pelo Château Mouton Rothschild e o produtor Robert Mondavi, a Opus One, maior ícone do vinho californiano, faz sua estreia no evento. Ao seu lado, estão outras renomadas vinícolas do catálogo da importadora que ainda não tinham vindo ao Encontro Mistral, como a espanhola Viña Tondonia e as italianas Ca’ del Bosco e Tenuta Delle Terre Nere.

Outra novidade nessa edição é a Los Vascos, projeto no Chile da Barons Rothschild (também proprietária da argentina Caro, que está na relação dos participantes desse ano).

Agora, quem frequenta o evento há mais anos certamente vai se lembrar de Paolo Coppo. O produtor italiano, que esteve presente na edição número um e participou de outras tantas, também estará por aqui nesse ano com sua tradicional vinícola Coppo e apresentando a nova Dosio.

E se tem um produtor que é a “cara” do Encontro Mistral” é o português Luís Pato. Conhecido como o “revolucionário da Bairrada” por ter conseguido domar a uva baga, o enólogo é o único que esteve presente em todas as edições do evento.

Opus One, Château Marjosse e Famille Perrin participam pela primeira vez

ESTRELAS DO VELHO E NOVO MUNDO

Proprietários e enólogos de grandes vinícolas que integram o catálogo da Mistral estarão presentes na 10ª edição do Encontro.

Começando pelo Velho Mundo, representam a França nomes como o produtor de Champagne Bastien Collard, da Pol Roger, o casal Marlene e Etienne-Arnaud Dopff, que comandam a Dopff au Moulin, uma propriedade familiar do século 16 na Alsácia, além de Yann Schyler, que apresenta o Château Kirwan (essas três vinícolas, junto de Joseph Drouhin, estão na Mistral há 50 anos).

Da Itália, há participantes como Roberto Stucchi, enólogo da Badia a Coltibuono, e Giacomo Marziotto, proprietário da Ca' del Bosco.

Da península Ibérica, destaque para os espanhóis Miquel Angel Cerdà, proprietário e enólogo das vinícolas Anima Negra e Terra de Falanis, e Adrián Martínez-Bujanda, representante da Família Martinez Bujanda - Viña Bujanda e Cosecheros y Criadores, além dos portugueses Maria Castro, proprietária da Quinta da Pellada e Luis Patrão, o enólogo da Tapada de Coelheiros.

Do Novo Mundo, também há grandes celebridades do vinho, começando pelo argentino Alejandro Vigil, proprietário da El Enemigo e enólogo-chefe das Bodegas Catena Zapata, que acaba de ganhar o título de melhor vinícola do mundo no “World's Best Vineyards”. Filho do Nicolás, Ernesto Catena estará presente com seu projeto próprio e homônimo e a vinícola Tikal.

Do Chile participam nomes como Maria Paz e Matias Garcés, proprietários da Viña Garcés e Silva, e Andrea Leon, enóloga da Lapostolle.


Do Uruguai, vem Daniel Pisano, que comanda a vinícola Pisano, e do Brasil, Luís Henrique Zanini, proprietário e enólogo da Vallontano, representante nacional no catálogo da Mistral.

Fora da América do Sul, destaque para o enólogo Gottfried Mocke, da sul-africana Boekenhoutskloof. A lista completa das vinícolas participantes está em www.mistral.com.br/encontro.




Estrelas do Novo Mundo: Gottfried Mocke, Alejandro Vigil, Maria Paz Garcés, Daniel Pisano e Luís Zanini

Fotos: divulgação

bottom of page