• Cris Jardim

Chegou o dia de‘viver o vinho brasileiro’

Apreciadores de 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal, acompanham de casa pelo youtube a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, além de outros 180 no estúdio montado em Bento Gonçalves


Mais de 2,3 mil apreciadores degustam simultaneamente neste sábado, 6, as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2021. É a 29ª Avaliação Nacional de Vinhos, que será transmitida ao vivo, a partir das 17h, pelo canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube (https://youtu.be/BtRdfPmV4CI). A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo reunirá 180 pessoas no estúdio montado no Dall’Onder Grande Hotel e outras 2,1 mil em casa, além de mais de 100 jornalistas, blogueiros e influenciadores em seis pontos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O acesso é aberto e gratuito a todas as pessoas. Porém, somente aqueles que adquiriram os kits poderão acompanhar o evento degustando cada amostra.

Cada kit contém 16 garrafas (187 ml), todas numeradas de 1 a 16, para que os apreciadores possam degustar as amostras ao mesmo tempo que os comentaristas, acompanhando a transmissão ao vivo. O conjunto inclui, ainda, três taças personalizadas de cristal para vinho, além das Fichas de Degustação e da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O material foi embalado numa caixa personalizada de papelão com proteção para melhor acondicionar as garrafas, todas com rótulo do evento e devidamente identificadas. Duas baby da Chandon acompanham o kit para brindar o momento. Dos 16 comentaristas, 14 são presenciais e dois participarão diretamente de suas casas. Convidados pela ABE, eles formam um painel diversificado que inclui enólogo, sommelier, consultor, cineasta, ator, atleta, médico, escritor, jornalista, wine influencer e até Imperatriz, mostrando que a ABE vem promovendo o vinho brasileiro para diversos públicos. “O vinho brasileiro precisa estar em todas as regiões brasileiras e a Avaliação está cumprindo este papel, promovendo a produção local e mostrando ao brasileiro a qualidade do que é elaborado pelas vinícolas do Brasil. Sábado vamos juntos viver o nosso vinho, o vinho brasileiro”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. Este ano, as 11.200 garrafas de 187 ml – 700 de cada uma das 16 amostras, serão abertas nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

COMENTARISTAS DA 29ª AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS – SAFRA 2021

  1. Ari Gorenstein – CEO da Evino (Brasil)*

  2. Bárbara Bortolini – Imperatriz da Fenavinho (Brasil)

  3. Daniel Arraspide – Jornalista e sommelier (Uruguai)

  4. Diego Bertolini – Consultor Mercado de Vinhos (Brasil)

  5. Edegar Scortegagna – Enólogo do Ano 2020 (Brasil)

  6. Fernanda Garay – Jogadora de vôlei (Brasil)

  7. Jayme Monjardim – Cineasta e produtor de vinhos (Brasil)

  8. Juan Alba – Ator e wine influencer (Brasil)

  9. Leandro Baena – Médico, sommelier e wine influencer (Brasil)

  10. Michael Waller – Escritor de Vinhos e pesquisador (Brasil)

  11. Moisés Perez – Master em Biotecnologia de Bebidas (Brasil)*

  12. Osvaldo Amado – Enólogo (Portugal)

  13. Paula Daidoné – Jornalista e especialista em vinhos (Brasil)

  14. Regina Vanderlinde – Vice-presidente OIV (Brasil)

  15. Ricardo Castilho – Jornalista (Brasil)

  16. Rogerio Dardeau – Escritor (Brasil)

* Comentaristas que participarão on-line CATEGORIAS | NÚMERO DE AMOSTRAS CLASSIFICADAS ENTRE AS 16 MAIS REPRESENTATIVAS - Categoria I – Vinho Base para Espumante (três amostras) - Categoria II – Vinhos Brancos Finos Secos Não Aromáticos (duas amostras) Grupo A: Vinhos da variedade Chardonnay Grupo B: Vinhos de outras variedades não Aromáticas - Categoria III – Vinhos Brancos Finos Secos Aromáticos (duas amostras) Grupo A: Vinhos de variedades Moscatéis Grupo B: Vinhos de outras variedades Aromáticas - Categoria IV – Vinhos Rosés Finos Secos (uma amostra) - Categoria V – Vinhos Tintos Finos Secos Jovens (uma amostra) - Categoria VI – Vinhos Tintos Finos Secos (oito amostras) Grupo A: Tintos Varietais (sete amostras) Grupo B: Tintos de Corte (uma amostra)

SERVIÇO

O que? 29ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021

Quando? 6 de novembro, a partir das 17h

Onde? Canal da Associação Brasileira de Enologia no Youtube

Links da transmissão ao vivo – https://youtu.be/BtRdfPmV4CI

Imagens: Divulgação ABE