top of page
  • Nathalia Sousa

Castillo Viejo visão e tradição se unem na taça

Uma das bodegas mais antigas do Uruguai e produz vinhos com qualidade e tradição uruguaia

 A Vinícola Castillo Viejo, fundada por Don Santos Etcheverry no ano de 1927, é reconhecida mundialmente pela qualidade de seus vinhos finos.


Localização


Fica localizada no departamento de San José, possui 54 hectares de vinhedos próprios e adota práticas sustentáveis em sua produção.


Historia da família


Vindo do seio de uma família basca empreendedora da cidade de Hasparren, Don Santos Etcheverry, fundador da Vinícola Castillo Viejo, plantou uma filosofia de dedicação e esforço que hoje continua presente na terceira e quarta geração, e se resume na Conceito simples mas marcante que nos define: dar o nosso melhor. Com capacidade total de produção da vinícola é de 50.000 caixas de vinhos finos por ano. Através de um laboratório equipado com tecnologia de ponta, controlam rigorosamente todo o processo produtivo. Desde a temperatura de fermentação, que nos vinhos brancos deve ser inferior a 16 ° C e nos vinhos tintos inferior a 29 ° C, até à posterior decantação, estabilização tartárica e trabalhos de filtração no momento do engarrafamento. As análises físicas e sensoriais do vinho também são realizadas de forma contínua. Com uma temperatura estável durante todo o ano, nossa adega subterrânea abriga os barris de carvalho. A utilização destas barricas é uma tradição antiga que a Vinícola Castillo Viejo continua como uma arte para transmitir aromas e sabores ao vinho, melhorando o seu bouquet e valorizando a sua alma. As pipas de origem francesa e americana, provenientes de diversos bosques, apresentam tostas de média a forte, proporcionando requintadas complexidades que conferem excelência, expressão, elegância e personalidade que procuramos para diferenciar cada um dos seus grandes vinhos.


(Fonte: registros da família)


Sobre a visita a Castillo Viejo


Em nossa visita à bodega, fomos recebidos por Ana Maria Etcheverry, Diretora da Castillo Viejo e Mariana Anfuso Etcheverry, Gerente de exportação, que nos encantaram com tamanha atenção e carinho.


Experiências na Bodegas Castillo Viejo:


  • Visita, degustação e almoço com 3 passos na Bodegas Castillo Viejo


Ana Maria Etcheverry e Mariana Anfuso Etcheverry

A visita começa com uma recepção no parque, onde foi servida água saborizada. Em seguida, fomos levados para as instalações da Bodega Castillo Viejo para um tour guiado pela vinícola, onde conhecemos um pouco da história e do processo produtivo.

Registros históricos da Bodega Castillo Viejo.

Seguimos para a sala sensorial, onde podemos descobrir os diversos aromas que caracterizam os rótulos de vinhos brancos e tintos.

Para concluir o tour, sendo conduzidos a cava subterrânea de 1927, um verdadeiro tesouro histórico, para um almoço em 3 etapas harmonizados, nos proporcionando uma experiência gastronômica inesquecível ao som de musica clássica.


A seguir alguns registros dos diferentes estilos de vinhos da linha Catamayor, que fizeram parte de uma seleção especial feita vinícola. São eles:

Catamayor Premium Sauvignon Blanc, 2023.
Catamayor Reserva Merlot, 2023.
Catamayor Reserva de La Família Tannat, 2020.
Catamayor Gran Vin Alta Gama (Tannat Tempranillo), 2020
O icônico El Preciado 1er Gran Reserva 2020,produzido somente em safras especias.

Todos os rótulos foram acompanhados de um menu que incluiu entradas, prato principal e sobremesa .


  • Entrada: seleção de entradas gourmet;

  • Prato principal: diversidade de pratos principais para escolher, como carnes, peixes e massas artesanais, garantindo uma experiência culinária variada e satisfatória;

  • Sobremesa para finalizar a refeição com doçura e estilo.

Tivemos um momento especial ao degustar um vinho ainda não engarrafado pelas mãos do sommelier Edward Alizo.


A vinícola também oferece aos clientes outras experiências que devem ser previamente agendadas. Faça também sua reserva para conhecer mais sobre a Bodega e provar vinhos incríveis!


Serviço:

Bodega Castillo Viejo

Canelones


Fotos: registros pessoais da visita e degustação


Comments


bottom of page