top of page
  • Foto do escritorCris Jardim

Avaliação do reencontro

Presencial e on-line, maior degustação de vinhos de uma safra do mundo reunirá neste sábado, 5, mais de 1.600 apreciadores que degustarão as 16 amostras representativas da Safra 2022. Público que participará em Bento Gonçalves terá que chegar uma hora antes em razão da transmissão ao vivo

A Avaliação Nacional de Vinhos chega a sua 30ª edição como a maior da história. Foram 533 amostras de 70 vinícolas dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Um grupo de 90 enólogos degustou às cegas amostra por amostra. O resultado será apresentado para centenas de apreciadores de vinhos neste sábado, 5 de novembro. O evento presencial é em Bento Gonçalves, reunindo mais de 600 pessoas, que terão que estar no local para o credenciamento com 1 hora de antecedência - a partir das 16h – devido a transmissão simultânea. Diante da venda de 300 kits, outros 900 participantes acompanharão a experiência de casa, através do canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube, além de 134 formadores de opinião que estarão reunidos em sete polos instalados na Capital Brasileira do Vinho, Brasília, Florianópolis, Londrina, Petrolina, Porto Alegre e São Paulo.

Todos, independente de onde estiverem participando, degustarão ao mesmo tempo as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2022. Cada amostra será comentada por um convidado da ABE. Este ano, o grande destaque do painel é a representatividade feminina com a presença de sete mulheres, que vêm ganhando espaço no mundo do vinho, seja como produtora e enóloga, seja como consumidora.

“Esta é a Avaliação do reencontro. Depois de dois anos de distanciamento em razão da pandemia do Coronavírus, chegou a hora de reviver presencialmente o maior momento do vinho brasileiro, sem deixar de lado nossos revolucionários kits e a transmissão do evento on-line. Estreando neste formato híbrido, vamos levar o vinho brasileiro para mais pessoas, mais cidades, atingindo uma dimensão nunca antes alcançada”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin.

Sete polos no país

Jornalistas, blogueiros e influencers estarão reunidos nas cidades de nas cidades de Bento Gonçalves, Brasília, Florianópolis, Londrina, Petrolina, Porto Alegre e São Paulo para viver a experiência mesmo que à distância. Nos sete locais, serão mais de 130 pessoas numa ação de promoção e divulgação do vinho brasileiro. Para isso, a entidade enviou os kits para cada polo, alinhando a operação com o anfitrião local.

A Avaliação em livro

Entre as novidades desta edição está o lançamento do livro “Avaliação Nacional de Vinhos - 30 Anos”, que traz a história, os personagens, os vinhos, os shows, as homenagens do Troféu Vitis e, principalmente, os bastidores das três décadas da Avaliação Nacional de Vinhos, registrando a seleção das amostras nos tanques das vinícolas ao brinde dos 16 vinhos. A obra é assinada pelo jornalista e escritor Irineu Guarnier Filho.

Diversidade contemplada

Levando em consideração o surgimento de novas regiões produtoras e sabendo que cada uma têm seus próprios terroirs e características particulares com colheitas mais tardias, é que a ABE alterou o regulamento deste ano. A grande mudança está na Categoria 6, dos Vinhos Tintos, que era dividida em dois grupos: A dos Tintos Varietais e B dos Tintos de Corte. Agora, cada grupo passa a ter dois sub-grupos: o dos Vinhos de Colheita 2022 e o dos Vinhos de Colheita 2021, desde que a partir de junho do mesmo ano. Ou seja, são vinhos elaborados com uvas de regiões tropicais ou obtidas através do sistema de dupla poda.

SERVIÇO

- O QUE? 30ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2022

- QUANDO? 5 de novembro de 2022

- PRESENCIAL:

Local: Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)

16h – Credenciamento

17h – Início do evento com transmissão ao vivo

18h30min – Previsão de Intervalo.

A partir das 21h, o evento segue somente no formato presencial com Coquetel em comemoração aos 30 anos da Avaliação Nacional de Vinhos.

00h – Encerramento

- ON-LINE:

Das 17h às 21h - Canal da Associação Brasileira de Enologia no Youtube

PAINEL DE COMENTARISTAS

Adão Villaverde - Professor e enófilo - Brasil

Affonso Ritter – Jornalista - Brasil

Alejandro Cardozo – Enólogo do Ano 2021 - Uruguai

Ana Cristina Barbosa Mokdeci – Sommelière e wine influencer - Brasil

Carlos Bertolazzi – Chef - Brasil

Elba Hormazabal – Enóloga - Chile

Estela de Frutos – Enóloga - Uruguai

Flávia Quaresma – Chef - Brasil

Gilmar Pedrucci - Presidente da 1ª Avaliação Nacional de Vinhos - Brasil

Giordano Formenti – Enólogo - Itália

Irineu Guarnier Filho – Jornalista e escritor - Brasil

José-Manuel Zabala – Enólogo - Chile

Lilian Lima – Jornalista - Brasil

Melhor Sommelier do Brasil 2022 (ABS- Brasil /ABS - RS) – Brasil (Eleito no dia 05.11.2022)

Nathalia Cirio – Comunicadora e educadora - Brasil

Suzana Barelli – Jornalista – Brasil

Foto: divulgação

Comentarios


bottom of page