• Cris Jardim

Aliadas da imunidade: três receitas com vitamina Cpara inserir na rotina dos idosos

Morango, kiwi e, claro, a laranja, estão entre as frutas fontes dessa vitamina que é fundamental para manter o corpo com um bom funcionamento, principalmente na terceira idade


Brasília, 20 de julho de 2021 – Com o avançar da idade, o sistema imunológico torna-se menos eficaz e o corpo fica mais suscetível a doenças. Pensando nisso, em homenagem ao Dia dos Avós, na segunda-feira, 26 de julho, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica receitas com algumas das frutas ricas em vitamina C, para aumentar a imunidade e a saúde dos idosos. “À medida que vamos envelhecendo, a nossa produção de colágeno também reduz e a vitamina C está intimamente ligada a esse processo”, conta Renata. Por isso, o consumo frequente dessa vitamina é fundamental para manter o corpo com um bom funcionamento.

“A recomendação para idosos é de 75mg para mulheres e 90mg para homens, de vitamina C por dia. A quantidade presente nas frutas pode variar, mas uma laranja e um limão já cumprem a meta diária que o corpo precisa”, aconselha a nutricionista.

Para atingir esse objetivo, é necessária a ingestão de vegetais crus, sobretudo as frutas ácidas diariamente. Renata explica que a vitamina C, em especial, é sensível à temperatura e ao contato com o oxigênio. “O ideal também é que as frutas sejam cortadas ou descascadas logo no momento do consumo”, completa. Para quem não dispensa uma salada, a nutricionista indica as folhas cruas que, quando temperadas com limão, tornam-se ótimas opções.

O morango, a mexerica, o abacaxi, o limão siciliano, o kiwi, o maracujá, o caju e até a acerola, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina C. Essas frutas possuem poucas calorias e, além de ajudar na imunidade, também fazem bem para a pele, coagulação e auxiliam na produção de colágeno. O consumo regular dessa vitamina na dieta ainda ajuda na absorção de cálcio, importante para a saúde óssea, e também possui efeito antioxidante, auxiliando na redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicas. Para começar a incluir essas frutas na rotina, uma das dicas é consumi-las como sobremesa do almoço e do jantar. “Como a vitamina C ajuda na absorção do ferro, encontrado nas carnes, feijões e vegetais verde-escuros, é interessante comer as frutas nesses períodos - que são as refeições em que ingerimos esses alimentos”, completa. Porém, está liberado comer em qualquer momento do dia! Além disso, para facilitar no cardápio do dia a dia, Renata separou três receitas para fazer em casa e ajudar na imunidade!


CANJICA COM LARANJA CHARMUTE

Ingredientes: 1 xícara de canjica 1 litro de água 1 xícara de leite desnatado 200 ml de leite de coco ½ xícara de chá de mel 3 cravos-da-índia 1 rama de canela Raspas de 1 Laranja Charmute Preparo: deixe a canjica de molho por 12 horas antes de iniciar o preparo. Depois, cozinhe a canjica na panela de pressão com a água, o cravo e a canela, por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, retire a pressão e adicione o leite, o leite de coco e o mel. Cozinhe em fogo baixo até o caldo começar a engrossar. Desligue o fogo quando a canjica estiver na sua consistência preferida e transfira para taças ou para um refratário. Finalize com as raspas de laranja e sirva ainda quente ou deixe na geladeira por, pelo menos, quatro horas.

TORTA CRUA DE MORANGO COM HORTELÃ Ingredientes:

1 pacote de bolacha tipo maisena triturada 1 xícara de chá de manteiga derretida 1 pacote de gelatina sabor morango 1 lata de creme de leite ½ xícara de chá de mel 2 colheres de sopa de hortelã picado 2 xícaras de morangos picados Morangos para decorar Preparo: misture a bolacha com a manteiga, até formar uma massa homogênea. Abra a massa em uma forma de fundo falso e reserve. Bata no liquidificador a gelatina preparada conforme instruções da embalagem e já fria com o creme de leite, o hortelã, 1 xícara de morangos e o mel. Misture delicadamente a outra xícara de morangos picados ao creme e acrescente a mistura à massa já preparada. Finalize decorando com morangos.

SALADA COM FRUTAS Ingredientes: Molho: 1 colher de sopa de azeite Suco de ½ limão siciliano 1 colher de sopa de shoyu 1 colher de sopa de orégano 2 colheres de sopa de água Preparo do molho: misture todos os ingredientes Salada: ½ maço de rúcula ½ cenoura ralada 1 manga fatiada 2 kiwis cortados em 4 partes Palmito em rodelas à vontade Preparo da salada: misture as folhas de rúcula com a cenoura ralada e acomode em uma saladeira. Acrescente os kiwis cortados, a manga fatiada e as rodelas de palmito. Finalize com o molho e sirva em seguida.

Sobre o Oba Hortifruti - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação. A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro. Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti. Acesse: www.obahortifruti.com.br Siga o ObaHortifruti Site: https://obahortifruti.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/ Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/ NOSSAS LOJAS

  • 212 Sul

  • 105 Sul

  • Sudoeste (CLSW 302)

  • Shopping Iguatemi (Setor SHIN CA 4 Bloco A Loja 79)

  • 306 Norte

  • 209 Norte

  • Lago Sul (QI 9)

  • Lago Sul (SMDB Cj. 12)

  • Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18)

  • Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari)

  • Vicente Pires


Texto e fotos: divulgação